Com o intuito de apoiar o comércio tradicional de Lisboa, o Programa Municipal Lojas com História tem associado um Fundo de apoio financeiro à preservação, modernização e promoção das lojas.
Drogaria Palnóbrega, Livraria Bertrand da Avenida de Roma, Drogaria Casanova, Imperial de Campo de Ourique (Taberna), Restaurante Acaso, Casa das Conchas (Antiguidades), Restaurante A Licorista, Cutelaria Polycarpo, Farmácia Teixeira Lopes, Gardénia (Vestuário), Ourivesaria Dollar, Parreirinha de Alfama (Casa de Fados) são as 12 novas Lojas com História distinguidas pela Câmara Municipal de Lisboa, que se juntam a mais de 100 lojas já inseridas no Programa.
O Programa tem como missão enaltecer o comércio como marca diferenciadora da cidade, contando ainda com a implementação de medidas que ligam as três áreas de atividade municipal: Urbanismo e Património arquitetónico património cultural e atividades económicas.
O Regime de Reconhecimento e Proteção de Estabelecimentos e Entidades de Interesse Histórico, aprovado em 2017, concentra-se em proteger as lojas da liberalização das rendas e estabeleceu que os contratos têm proteção legal por 5 ou 10 anos dependendo do regime de arrendamento em que se encontram.
As Lojas com História estão ainda isentas de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e as despesas de conservação e manutenção são consideradas a 110% no apuramento do lucro tributável.
Comentários