Todos os dias há mais qualquer coisa que não sabemos exatamente onde colocar, e vai sempre parar ao mesmo lugar: à despensa. Por isso, está na hora de continuar, mas com algum critério.

Vamos organizar a despensa?

Para começar, pinte as paredes, não perca muito tempo a pensar na cor, o branco é a solução ideal. Depois, há que pensar nas novas prateleiras. Escolha as prateleiras adequadas ao peso que vai suportar. Tenha atenção à iluminação. Escolha a iluminação que seja adequada para ver bem todos os produtos. Se quiser, também pode colocar iluminação nas prateleiras que esteticamente fica mais interessante e funcional.

Opte por prateleiras em madeira ou em metal, de acordo com a sua preferência. Quanto ao pavimento, selecione um material que seja de fácil manutenção e limpeza, como os vinílicos ou a cerâmica.

Se for adepto dos painéis de recados e não tem mais espaço na cozinha, a despensa é uma ótima solução para o novo quadro de mensagens. Depois do espaço estar como novo, há que começar a organizar as prateleiras. Defina uma área para produtos alimentares e uma área para outros produtos como detergentes e materiais para a limpeza.

Vamos organizar a despensa?

Nas prateleiras do meio, aquelas que são mais fáceis de aceder, coloque todos os produtos que necessita com mais regularidade. Na zona mais próxima do chão arrume os objetos mais pesados, na área junto ao teto, coloque os que raramente utiliza.

Na zona da alimentação, coloque os alimentos ordenados e alinhados por género. Quanto aos enlatados, coloque aqueles que têm um prazo mais reduzido à frente, para serem consumidos em primeiro lugar. Os cereais, o sal e o açúcar, guarde em frascos de vidro para que fiquem corretamente conservados. Os refrigerantes e as águas devem ficar no chão. No topo, pode colocar alguns eletrodomésticos que utiliza raramente.

Na zona dos outros produtos, para que os objetos de pequenas dimensões não se percam, escolha caixas de plástico, de preferência transparentes, para sempre que precisar, saber o que está dentro de cada uma. Assim, tem a certeza que nunca perde o rasto a nenhum dos objetos. Para que ainda fique mais organizado, escreva em cada uma das caixas quais os objetos que contém cada caixa. A sua despensa vai ficar como nova e organizada!

Com a ajuda da Leroy Merlin, vai conseguir uma despensa super organizada e funcional, adequada ao seu dia a dia. Mãos à obra?

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.