A DECO analisou os folhetos divulgados, em 2018, pelos principais supermercados nacionais - Continente, E.Leclerc, El Corte Inglés, Intermarché, Jumbo, Lidl, Minipreço e Pingo Doce - para sete categorias de produtos - detergentes para a máquina da roupa (líquidos) e da loiça, fraldas, papel higiénico, guardanapos, champô e gel de banho.
Durante um ano, a associação verificou quando os produtos estiveram em promoção e qual o desconto aplicado.
A conclusão é que há vários artigos em promoção, pelo menos, uma semana por mês. Para alguns, há alturas do ano em que os descontos são mais frequentes. "Um consumidor que seja fiel a uma cadeia de supermercados ou a uma marca só terá de esperar uma ou duas semanas para encontrar o artigo desejado em promoção", explica a DECO.
Algumas marcas estão sempre em promoção
Certas marcas surgiam em promoção nos folhetos com bastante frequência: umas semanas com uns produtos e outras com outros. Por exemplo, nalguns supermercados, as fraldas Dodot estiveram em promoção o ano todo.
A DECO informa que a marca alternou a gama tradicional — Dodot Activity — com a de recém-nascido (Sensitive) ou a fralda-cueca (Pants).
Os detergentes líquidos para a roupa Skip também oscilaram entre as variedades Active Clean, Sabão Natural, Cores e Sensitive Aloé Vera.
Com exceção do champô e do gel de banho, a DECO conseguiu ainda determinar semanas em com maior frequência de determinada categoria de produtos em promoção. No caso das fraldas, por exemplo, coincide com a feira do bebé, que se realiza nos primeiros meses do ano. Já os guardanapos ficam mais vezes em promoção na altura das festas de final do ano.
"Os supermercados não promovem os seus produtos nos folhetos com a mesma intensidade que as restantes marcas. E, quando o fazem, a redução de preço é, em regra, menor. Como os produtos de marca própria já têm um preço inferior ao dos restantes, é natural que o desconto seja mais baixo", comenta a DECO numa nota divulgada esta quarta-feira.
Descontos podem chegar aos 50%
A DECO verificou que, no caso dos guardanapos, do champô e do gel de banho, os descontos podem atingir os 50%, tal como nas marcas de fabricantes. Noutras alturas, os produtos são mostrados nos folhetos, mas sem qualquer redução no preço.
Em regra, certas marcas próprias, como Continente, Marca Guia (E.Leclerc) e Pingo Doce, são divulgadas nos folhetos, pelo menos, uma semana por mês, em algumas das categorias analisadas. "Com ou sem desconto, é uma forma de as marcas relembrarem o consumidor da existência destes artigos", conclui a associação.
Comentários