O Brasil registou 13.155 casos de infeção e 317 mortes associadas à covid-19 nas últimas 24 horas, segundo informações divulgadas na segunda-feira pelo Ministério da Saúde.
Os Estados Unidos registaram 281 mortos e 37.719 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.
O México registou 173 mortos e 3.400 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 76.603 e o de casos para 733.717, de acordo com as autoridades.
A Argentina registou 364 mortos e 11.807 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o número de óbitos para 16.113 e de casos para 723.132, de acordo com as autoridades.
A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos defende que os profissionais desta área devem estar mais presentes nas equipas que assistem doentes com covid-19 e que o financiamento não pode focar-se apenas nos doentes agudos e nas urgências.
O secretário-geral das Nações Unidas lamentou o "arrepiante" número de mortos provocados pela covid-19, que já ultrapassou um milhão em todo o mundo, e exortou a sociedade a aprender com os erros para superar a pandemia.
O Reino Unido registou nas últimas 24 horas 4.044 novas infeções, menos 29% do que na véspera, e mais 17 mortes por covid-19, informou o Ministério do Interior, embora os dados relativos ao fim de semana sejam frequentemente mais baixos.
A Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) vai iniciar na terça-feira, em Alfragide, um rastreio para alertar a população sobre os efeitos nefastos do colesterol, que considera um “inimigo silencioso” da saúde cardiovascular que pode levar à morte.
O número de pessoas infetadas com covid-19 na Casa de Saúde do Telhal, em Algueirão Mem-Martins, no concelho de Sintra, subiu para 24, disse hoje o vereador da Saúde da Câmara Municipal, Eduardo Quinta Nova.
As instituições de ensino superior vão fazer testes aleatórios para despistar eventuais casos de covid-19 e fazer investigação na área, afirmou à Lusa o representante dos Institutos Politécnicos.
A diretora-geral da Saúde disse hoje que os surtos de covid-19 ativos em vários hospitais são sobretudo originários de profissionais de saúde e garantiu que estão a ser investigados e controlados.
O Centro Hospitalar de Leiria confirmou à agência Lusa a infeção pelo novo coronavírus em cinco profissionais no serviço de Medicina I do Hospital de Santo André (HSA), casos que foram detetados após três doentes terem testes positivos à covid-19.
A grande maioria dos doentes (97,3%) com covid-19 está a recuperar em casa, estando os restantes internados em enfermaria e nos cuidados intensivos, disse hoje o secretário de Estado Adjunto e da Saúde.
Uma turma com 23 alunos que frequentam o 9.º ano da EB 2-3 Teixeira Lopes, concelho de Vila Nova de Gaia, vai ficar em isolamento profilático depois de confirmado um caso covid-19, confirmou hoje o agrupamento de escolas.
O Centro Hospitalar e Universitário do Algarve (CHUA) confirmou hoje a existência de profissionais infetados com covid-19, sem quantificar o número ou especificar as unidades ou serviços em que trabalham.
Um total de 4.970 profissionais de saúde ficaram infetados com covid-19 desde o início da pandemia, 629 dos quais são médicos e 1.435 enfermeiros, revelou hoje o secretário de Estado Adjunto e da Saúde.
A diretora-geral da Saúde revelou hoje que há, neste momento, 51 surtos ativos em lares de idosos, sendo o maior número na região de Lisboa e Vale do Tejo.
O hospital de Beja está sem urgência de ginecologia e obstetrícia por falta de médicos para preencher as escalas do serviço devido ao surto de COVID-19 que já infetou 30 profissionais de saúde daquela unidade, foi hoje divulgado.
Dez por cento das vacinas contra a gripe destinadas aos idosos vão poder ser administradas em 2.000 farmácias do país em complementaridade ao Serviço Nacional de Saúde, anunciou hoje o secretário de Estado-Adjunto e da Saúde.
O arranque da epidemia em Portugal foi marcado pela “disseminação massiva” de uma variante do SARS-CoV-2 com uma mutação específica, que começou a circular nas regiões Norte e Centro mais de uma semana antes do diagnóstico dos primeiros casos.
Dois alunos da EB 2,3 Egas Moniz, em Guimarães, distrito de Braga, acusaram positivo para a covid-19, uma situação que colocou em quarentena duas turmas e cerca de 20 professores, disse hoje à Lusa a diretora do agrupamento.
A pandemia do novo coronavírus já causou pelo menos 1.002.036 mortos em todo o mundo desde que a doença foi conhecida em dezembro na China e até às 11:00 TMG (12:00 em Lisboa), indica um balanço da AFP.