Muito criticada em 2000 pela reação tardia à epidemia de Sida, hoje a África do Sul foi pioneira na aprovação e distribuição de um novo antibiótico contra a tuberculose multirresistente.
O Ministério da Saúde confirmou esta quinta-feira a intenção de discutir o alargamento da lista de utentes por médico de família, mas sublinhou que ainda não está definido um limite máximo.
A Câmara de Famalicão vai este ano apoiar o pagamento da renda de casa de 68 famílias, um investimento superior a 74 mil euros que é classificado pelos beneficiários como “um balão de oxigénio”.
A notícia surgiu nos media britânicos no início de abril e espalhou-se nas redes sociais: o grupo terrorista pode estar a braços com um surto de Leishmaniose, uma doença causada por parasitas que, se não for tratada, no limite pode ser fatal.
Um cientista russo de 30 anos com atrofia muscular espinal quer que a sua cabeça seja transplantada para um corpo saudável, um cirurgia nunca antes realizada.
A universidade japonesa de Nagasaki divulgou que desenvolveu um método para detetar a presença do vírus do Ébola em cerca de 11 minutos, sendo mais rápido do que as técnicas atuais.
Os pólenes vão estar em níveis muito elevados nas regiões da Beira Interior e do Alentejo entre sexta-feira e o dia 16 de abril, informou hoje a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica.
O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), Jorge Roque da Cunha, considera “uma indignidade” o número dos utentes que não têm médico de família em Portugal, mostrando-se disposto em colaborar com o Governo numa solução transitória.
O bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, considera impossível aumentar o número de utentes por médico de família até aos 2.500, considerando que acompanhar listas de 1.900 pessoas já é demais.
Uma vacina promissora com anticorpos monoclonais, capaz de combater o vírus VIH-1 durante 28 dias, abre novos caminhos na luta contra a Sida através da imunoterapia.
O Instituto Nacional de Estatística (INE) garante que as suas estatísticas "são credíveis e fiáveis", considerando que não há razões para "colocar em causa a credibilidade" da entidade. Recentemente, o Ministro da Saúde criticou os dados do INE sobre o número de camas disponíveis no Serviço Nacional
O ministro da Saúde, Paulo Macedo, referiu, na Guarda, que a falta de médicos em alguns hospitais do país, não se deve a "qualquer inibição em termos de disponibilidades financeiras".
Duas vacinas experimentais demonstraram proteger os macacos contra a estirpe do vírus responsável pela atual epidemia na África Ocidental, segundo um estudo publicado na revista Nature.
Um anti-histamínico de venda livre, e barato, pode ser eficaz contra a hepatite C, segundo experiências em ratinhos infetados e células de fígado humano, reveladas num novo estudo.
A GNR informou que Viseu é o distrito do país com mais idosos referenciados a viverem sozinhos e/ou isolados, que a idade média ronda os 78 anos e que mais de metade não possui telefone
A União Europeia (UE) vai destinar 84 milhões de euros para a agricultura sustentável angolana, nos próximos cinco anos, para ajudar a combater a subnutrição em Angola, a quinta causa de morte infantil no país.
A transmissão do vírus da Sida (VIH) com mutações ou resistente aos antirretrovirais aumentou pouco, segundo um estudo norte-americano publicado na terça-feira.
Depois da morte de Misao Okawa, aos 117 anos, na semana passada, a norte-americana Gertrude Weaver passou a ser a pessoa mais velha. Morreu esta segunda-feira, aos 116 anos.
O ex-ministro António Arnaut apelou ao Presidente da República, Cavaco Silva, para intervir de modo a preservar o Serviço Nacional de Saúde (SNS), alertando que se vive uma “situação trágica”, muito perto “do colapso”.
Portugal tem a mais elevada taxa da Europa de novos doentes a fazer diálise, com quase 2.500 novos pacientes com insuficiência renal a precisarem, em 2014, de tratamento que substituta a função dos rins. Diabetes e hipertensão arterial parecem ser o principal motivo para essa condição médica.
A dieta mediterrânica está em foco, este ano, no Desafio pela Saúde, iniciativa que decorre, em simultâneo, em Évora e em Mérida (Espanha), entre sexta-feira e domingo, para fomentar hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis.
O Movimento de Utentes da Saúde defendeu esta quarta-feira que a situação se agrava a cada dia para quem recorre ao serviço de cuidados públicos e considerou que relatórios feitos sem ouvir todas as partes resultam em “falta de realismo”.