O secretário de Estado para a Saúde Pública angolano assumiu, em Benguela, litoral centro de Angola, que o país tem um défice de 2.225 unidades de saúde, admitindo que as 1.175 em funcionamento são insuficientes.
A despesa com anticoagulantes no Serviço Nacional de Saúde cresceu 25% em 2018, ultrapassando os 100 milhões de euros, uma subida que a Sociedade Portuguesa de Cardiologia saúda, sobretudo nos novos anticoagulantes, que considera mais cómodos, eficazes e seguros.
Um manifesto europeu defende a criação de metas de vacinação para a Europa, recomendando uma taxa de 95% da vacina contra o sarampo até 2020, numa altura em que a OMS alerta para o aumento do número de casos.
As embalagens dos fármacos vão passar a conter um código de barras 2D e um dispositivo de prevenção de alterações da caixa. Farmácias vão continuar a vender os stocks armazenados.
Um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), que envolveu mais de cinco mil crianças da Área Metropolitana do Porto, concluiu que a obesidade infantil em Portugal “continua a aumentar”, revelou hoje a responsável.
60 pessoas, incluindo médicos, enfermeiros e farmacêuticos, foram denunciadas nos Estados Unidos por preenchimento de centenas de milhares de receitas ilegais de opioides, informou o Departamento de Justiça norte-americano.
O Infarmed informou hoje que a segurança do medicamento Lemtrada, para a esclerose múltipla surto-remissão, está a ser revista e avisou que durante este trabalho o fármaco só deve ser iniciado em adultos com a doença muito ativa.
Um grupo de investigadores conseguiu restabelecer funções neuronais em cérebros mortos, um marco digno de ficção científica, que não garante, pelo menos para já, que a ressurreição seja possível.
Os distribuidores de medicamentos decidiram suprimir, nalguns casos, a segunda e a terceira entrega diária de medicamentos nas farmácias, devido à greve dos motoristas dos transportes de matérias perigosas que está a condicionar o acesso ao combustível.
O Ministério da Saúde esteve mais de seis meses sem divulgar o relatório do grupo independente que analisou a gestão das listas de espera e que concluiu que houve limpeza de doentes e mecanismos indevidos para marcar datas de cirurgias.
O bastonário dos Médicos lamenta que nunca tenha sido esclarecida a situação dos mais de 2.600 doentes que morreram em 2016 enquanto esperavam por uma cirurgia e considera que seria matéria para intervenção do Ministério Público.
O coordenador do grupo criado pelo Ministério da Saúde para avaliar a gestão das listas de espera na saúde considera “uma situação grave” haver doentes que foram “simplesmente eliminados das listas de espera” para consultas.
A Administração do Sistema de Saúde "limpou" doentes das listas de espera para consultas, numa altura em que era presidida pela atual ministra, e foram usados indevidamente mecanismos para alterar datas de inscrição de utentes para cirurgia.
Os critérios "políticos" para definir os tempos máximos de resposta em consultas e cirurgias podem penalizar os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), com um aumento de envio de doentes para o setor privado e social.
Uma nova equipa do Instituto Nacional de Emergência Médica foi hoje mobilizada para Moçambique para render os profissionais que estava em Mafambisse a apoiar as vítimas do ciclone Idai, anunciou hoje o INEM.
A fé religiosa raramente é utilizada como principal recurso para atenuar o sofrimento e lidar melhor com a doença crónica, nomeadamente a esclerose múltipla, revela o doutoramento de Paula Encarnação, da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho.
O BE apresentou hoje como alterações à proposta da Lei de Bases da Saúde os pontos acordados com o Governo, como o fim das parcerias público-privadas e de taxas moderadoras nos cuidados primários e nos atos prescritos por profissionais.
A presidente da Comissão Nacional de Cuidados Paliativos reconhece que ainda há muito a fazer nesta área, mas sublinha que Portugal está a meio do objetivo quanto ao número de camas, com mais de 200.
Um estudo realizado por estudantes da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) concluiu que a maioria dos estudantes universitários acredita que o seu estado de saúde está relacionado com os alimentos que ingere.
Os distribuidores farmacêuticos querem ser incluídos na lista de entidades prioritárias para abastecimento de combustível e manifestam preocupação com o impacto da greve dos motoristas de matérias perigosas na área do acesso ao medicamento.
Um grupo de investigadores da Universidade de Macau (UM) afirma que "descobriu o segredo da regeneração do tecido ósseo" a partir de uma orquídea, anunciou hoje a instituição em comunicado.
O fim de semana de Páscoa vai ser de aguaceiros no Continente, com uma subida gradual da temperatura até sábado e ligeira descida nos dias seguintes, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).