A Câmara de Oeiras e o Ministério da Saúde assinaram hoje um protocolo que prevê a contribuição municipal de cinco milhões de euros para ampliação do Hospital de Santa Cruz, recebendo, em contrapartida, terrenos para intervenções na rede viária.
A ministra da Saúde assegurou que o encerramento à noite da urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, é temporário e que tentará que a situação "dure o menos tempo possível".
O Brasil irá usar a partir do próximo ano mosquitos estéreis da espécie 'Aedes aegypt' para controlar a reprodução deste agente que transmite doenças como dengue e zika, anunciou a Organização das Nações Unidas (ONU).
A poluição do ar em Sydney, a maior cidade da Austrália com mais de cinco milhões de habitantes, está hoje entre as 20 piores do mundo devido ao fumo dos incêndios no leste do país, disseram as autoridades.
Técnicos da saúde humana, animal e do ambiente juntaram-se hoje em Lisboa para debater uma estratégia de combate à resistência aos antibióticos, tendo presente que a cada três segundos morrerá uma pessoa se estas resistências não forem ultrapassadas.
Cerca de 40% das pessoas mais vulneráveis infetadas com a bactéria ‘Pseudomonas aeruginosa’, responsável por infeções respiratórias e pneumonias, acabam por morrer porque o micróbio está cada vez mais resistente aos antibióticos, segundo uma investigação.
Duas pessoas estão a ser tratadas na China por peste pneumónica, também conhecida por "peste negra". É o quarto caso detetado em território chinês este ano.
Uma equipa de três investigadores portugueses conseguiu detetar, fazer o retrato genético de uma bactéria e determinar a melhor forma de a combater em tempo recorde, num simulacro de surto num hospital.
Portugal diminuiu globalmente as infeções em cirurgias no ano passado, apesar de terem aumentado ligeiramente nos serviços de neonatologia, disse à agência Lusa fonte do Programa Nacional de Prevenção e Controlo de Infeções e das Resistências aos Antimicrobianos (PPCIRA).
A Guarda Nacional Republicana (GNR) sinalizou 41.868 idosos a viverem sozinhos ou isolados em todo o país em outubro no âmbito da operação "Censos Sénior", anunciou hoje a guarda.
As comissões de utentes de Almada e Seixal, com o apoio dos sindicatos, vão concentrar-se hoje em vigília contra o encerramento da urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, no distrito de Setúbal.
Um instrumento de medição de resultados em saúde baseado em preferências da população portuguesa, desenvolvido no Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra (CEISUC), foi adotado pelo Ministério da Saúde, foi hoje anunciado.
A diretora do Programa Nacional de Controlo do Tabagismo defende a proibição de fumar nos carros quando se transportam crianças, equacionada em anteriores governos, mas que acabou por ficar de fora na revisão da Lei do Tabaco.
As imagens choque nos maços de tabaco devem estender-se às cigarrilhas, pois o consumo está a aumentar e são mais baratas e acessíveis, segundo a diretora do Programa Nacional para Prevenção do Tabagismo.
A responsável pelo Programa Nacional Para o Controlo do Tabagismo defende que devem ser feitos estudos por entidades independentes sobre os novos produtos do tabaco e reforçada a fiscalização das campanhas da indústria, sobretudo junto dos jovens.
Pelos corredores da Unidade de Neonatologia do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Espinho passam cerca de 300 bebés por ano e, ali, além de se "lutar pela vida", acalmam-se as "inquietudes" dos pais dos “pequenos heróis".
Cerca de um terço dos problemas cardíacos conseguem ser detetados antes do bebé nascer, segundo a diretora do Serviço de Cardiologia Pediátrica do Centro Hospitalar Lisboa Central, que realiza mais de 100 ecocardiogramas fetais por mês.
Quinze crianças que nasceram com problemas cardíacos graves receberam nos últimos 15 anos, no Hospital Santa Marta, em Lisboa, um “coração artificial externo” que lhes permitiu viver até recuperarem ou fazer o transplante.
Cerca de 900 bebés nascem anualmente em Portugal com problemas cardíacos. Muitos são acompanhados no Hospital de Santa Marta, onde agora os doentes chegam a pesar pouco mais de meio quilograma, mas há meio século só se tratavam os mais velhos.
O Centro Hospitalar do Porto reduziu de 103 dias para 76 dias o tempo médio entre a primeira avaliação de doentes com cancro do pulmão e o início do tratamento, através da criação de uma “Via Verde”.
A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos manifestou-se hoje abismada com o resultado de um estudo que demonstra que cerca de 70% dos hospitais não medem os resultados dos medicamentos inovadores.