Portugal registava, na segunda-feira, 476 surtos ativos no continente, dos quais 18 em lares de idosos e dois em instituições de saúde, segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) avançados hoje à agência Lusa.
A diretora da empresa Precisa Medicamentos, Emanuela Medrades, recusou-se a responder a perguntas na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga as ações e omissões do Governo brasileiro na pandemia, e seu depoimento acabou suspenso.
Mais de 4,3 milhões de pessoas têm a vacinação completa contra a covid-19 em Portugal, o equivalente a 42% da população residente no país, revela o relatório semanal divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
Estimativas divulgadas esta quarta-feira pela Agência Internacional para a Pesquisa do Cancro (Circ) apontam que 4% dos casos de cancro no mundo (cerca de 740 mil) estão ligados ao consumo de álcool, mesmo moderado.
Cem doentes com risco de reações alérgicas já foram vacinados contra a covid-19 no Centro Hospitalar Lisboa Central (CHULC), tendo apenas um reagido, com “uma urticária facilmente controlada”, segundo a responsável pelo Serviço de Imunoalergologia.
Um recorde de 1,7 milhões de franceses marcaram a primeira dose da vacina, numa reação ao anúncio da utilização do passe sanitário nas idas ao restaurantes e da vacinação obrigatória para os profissionais de saúde.
As vantagens de vacinar crianças contra a covid-19 ainda estão por apurar, dividindo os especialistas entre a prudência e a confiança, que se unem na expectativa de uma recomendação das autoridades de saúde sobre a matéria.
As temperaturas máximas vão subir a partir de hoje e até sexta-feira, podendo atingir 40 graus Celsius em alguns locais do litoral, Vale do Tejo, Vale do Douro e interior do Alentejo, segundo a meteorologista Maria João Frada.
A África ultrapassou hoje a barreira de seis milhões de casos de covid-19, estando imersa numa terceira onda agressiva da doença e muito atrasada na vacinação da população em comparação com outras áreas do mundo.
A Escócia anunciou hoje que vai levantar na segunda-feira várias restrições em vigor devido à pandemia de covid-19 mas mantém o uso obrigatório de máscaras, quando o Reino Unido registou 36.660 novos casos e 50 mortes nas últimas 24 horas.
A Itália registou 1.534 novos casos de covid-19, cerca de 600 a mais do que na terça-feira passada, e 20 mortes nas últimas 24 horas, segundo dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde.
França não vai impedir que os seus cidadãos vão de férias para Portugal ou Espanha, apesar da mensagem da semana passada em que tal era desaconselhado devido ao agravamento da pandemia em ambos os países.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) formou 40 profissionais de saúde na Guiné-Bissau no âmbito de uma parceria com a Organização Mundial da Saúde e com o Alto-Comissariado para a Covid-19, anunciou hoje a agência das Nações Unidas.
Cuba registou 5.613 contágios pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, uma ligeira diminuição em comparação aos dias anteriores, e 29 óbitos por covid-19, anunciou hoje o Ministério de Saúde Pública cubano.
O número de mortos no incêndio de um hospital dedicado ao tratamento de doentes com covid-19 em isolamento, na cidade de Nassíria, no sul do Iraque, subiu para 92, segundo fontes oficiais.
O Hospital Garcia de Orta, que tem hoje 49 doentes internados com covid-19, "teve de alocar a Unidade de Cirurgia de Ambulatório a cuidados intensivos", devido ao número crescente de casos, disse à Lusa fonte do estabelecimento de Almada.
O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, disse hoje que tornar obrigatória a vacinação contra a covid-19 “é um não assunto em Portugal”, por essa possibilidade não respeitar a Constituição e porque no país existe adesão à vacina.
As pessoas que não receberam a segunda dose da vacina da AstraZeneca não necessitam de marcação para a segunda toma, bastando que se dirijam ao respetivo centro no horário específico para esta modalidade de vacinação.
O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) registava às 00:00 de hoje 114 internamentos motivados pela covid-19, dos quais 18 em unidades de cuidados intensivos (UCI), disse à Lusa fonte hospitalar.
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos denunciou hoje que cerca de 125 mil utentes da região Centro estão a ser prejudicados devido à deslocação dos médicos de família para os centros de vacinação.
A pandemia de covid-19 regista mais de 187.202.030 infeções no mundo desde que a doença foi identificada em dezembro de 2019 na China, segundo um balanço da agência France-Presse até às 10:00 TMG (11:00 em Lisboa) de hoje.
A biotecnológica portuguesa Immunethep anunciou hoje que os ensaios não clínicos da sua vacina contra o coronavírus já terminaram e demonstraram “uma elevada segurança e eficácia” numa infeção letal por SARS-CoV-2.
A bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, considerou que informar as pessoas é a melhor forma de as levar a vacinarem-se contra a covid-19, em vez de as obrigar.
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 11 novos casos positivos de covid-19, cinco em São Miguel, dois nas Flores, bem como um na Terceira, no Pico, em São Jorge e no Faial, para além de 34 recuperações.