“Estamos no caminho de perseguir aquilo que é o plano da saúde para 2020”, afirmou Diogo Cruz, durante a assinatura do acordo, que decorreu no Museu da Carris, em Lisboa, e contou com a presença dos secretários de Estado adjuntos da Saúde e do Ambiente.

O subdiretor-geral da Saúde vincou que “a prevenção é a forma mais eficaz” de combater doenças, considerando, por isso, que para “levar a bom porto esta mudança, a literacia de saúde é um ponto-chave”.

O protocolo prevê a divulgação de, pelo menos, duas campanhas por ano nas empresas de transporte Carris, Metropolitano de Lisboa, Transtejo, Transportes Sul do Tejo (TST), Fertagus, Rodoviária de Lisboa, Vimeca, SCTP e Metro do Porto, que, juntas, transportam mais de um milhão de pessoas diariamente, indicaram.

As campanhas vão incidir sobretudo “na promoção da alimentação saudável, exercício físico e controlo de tabagismo”, referiu Diogo Cruz.

“Temos de sair das nossas portas e chegar à população”, vincou, elencando que este protocolo vai ajudar a “tomar decisões na adoção e manutenção de um estilo de vida mais saudável”.

“Vamos dar um pequeno passo para que se possa ter um Portugal mais saudável”, rematou.

Em consonância com Diogo Cruz, o secretário de Estado adjunto da Saúde, Fernando Araújo, destacou, durante a cerimónia, a importância da “literacia da saúde”.

“Os portugueses fazem escolhas menos saudáveis por falta de informação robusta e credível”, vincou, referindo que as campanhas visam “combater desigualdades na saúde”.

Fernando Araújo acrescentou que a “grande batalha” é a “prevenção da doença e a promoção da saúde”, elencando que estas campanhas não têm “efeitos imediatos”, mas “vão ter daqui a cinco ou dez anos”.

O governante lembrou também os protocolos estabelecidos com quatro estações televisivas e com uma cadeia de cinemas, acrescentando que, no último caso, a sensibilização esteve disponível em “30 mil sessões” de cinema.

O secretário de Estado adjunto do Ambiente, José Mendes, disse que “quer a saúde, quer a mobilidade são bens de primeira necessidade” e que a prevenção “é um exercício no qual os protagonistas são os cidadãos”.

“Estamos todos no mesmo barco, no mesmo autocarro, no mesmo comboio”, finalizou.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.