A cirurgia ao chefe do Estado está a ser feita pela equipa do médico Eduardo Barroso, acrescentou a mesma fonte.

Marcelo Rebelo de Sousa “foi esta tarde internado no Hospital Curry Cabral [em Lisboa] para ser operado a uma hérnia umbilical” que está estrangulada ou encarcerada, em termos médicos, segundo uma nota publicada no “site” da Presidência da República.

“Esta operação estava há muito prevista para o início de janeiro, mas os médicos assistentes decidiram antecipá-la, por [a hérnia umbilical] ter encarcerado”, lê-se no comunicado.

De acordo com o comunicado, o Presidente “cancelou toda a agenda de hoje, bem como a dos próximos dias, incluindo as deslocações previstas para 31 de dezembro e 01 de janeiro”, às regiões afetadas pelos incêndios de outubro.

O que é uma hérnia umbilical?

Uma hérnia umbilical é um tipo de hérnia abdominal que corresponde a uma zona de fraqueza da parede abdominal que permite que parte do intestino ou de outro órgão da cavidade abdominal faça saliência para o exterior.

"As hérnias inguinais, abdominais ou humbilicais no adulto são uma solução de continuidade adquirida da parede abdominal na região da virilha, cujo defeito permite a protrusão de vísceras intra abdominais, ou de parte delas, através do referido orifício provocando dor e aumento de volume local", explica o médico Miguel Pinto, cirurgião geral na Clínica Europa.

LEIA TAMBÉMO que é uma hérnia umbilical, o motivo da operação a Marcelo?