Saúde e educação estão entre os setores mais afetados. A paralisação da Função Pública registou até ao final da manhã “fortíssimos níveis de adesão”, na ordem dos 85%, sendo “uma das maiores greves dos últimos anos”, disse a coordenadora da Frente Comum, Ana Avoila.
A partir de 1 de janeiro de 2022, será obrigatória a existência de sistema de depósito de embalagens de bebidas de plástico, vidro, metais ferrosos e alumínio.
O parlamento aprovou hoje uma resolução do PAN para a sensibilização de profissionais de saúde sobre Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA), mas rejeitou outras três de proibição ou prevenção face a fármacos como a ritalina.
A escritora Alice Vieira, o selecionador nacional, Fernando Santos, o político Marques Mendes e o músico Pedro Abrunhosa estão entre 12 personalidades que este ano escrevem uma história na Agenda Solidária do IPO, cujas receitas revertem para a instituição.
Portugal, à semelhança de toda a União Europeia, atrasa os relógios na madrugada de domingo, uma mudança que a Comissão Europeia quer eliminar no próximo ano, mas que o Governo português disse já pretender manter.
A proposta de lei do Governo sobre o regime jurídico do uso de células e tecidos humanos para investigação científica baixou hoje à comissão, sem votação, para discussão na especialidade, por um prazo de três meses.
Mais de 400 estudantes de medicina reúnem-se no sábado e no domingo no Porto para debater “temáticas incomuns" no currículo médico tradicional, relacionadas com saúde pública, ética médica, tecnologias, educação médica e o associativismo.
Investigadores alertam para a necessidade da criação de “planos de monitorização” para a incidência de micro-organismos em águas doces, segundo um estudo realizado por uma equipa europeia em colaboração com o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha (CIIMAR), no Porto.
Neurocientistas sugerem num estudo hoje divulgado que o cerebelo, uma região do cérebro associada ao movimento, também é responsável pela atenção, pelo pensamento e pela tomada de decisão.
O Prémio Nacional de Saúde 2018 distinguiu o neurologista José Remísio Castro Lopes pelo seu contributo na área da doença vascular cerebral, que permitiu reduzir a morbilidade e mortalidade desta doença, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde.
Dez distritos do continente vão estar entre sábado e segunda-feira sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima e vento forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Escolas encerradas, hospitais a meio gás e lixo por recolher foi o cenário descrito pelas estruturas sindicais que convocaram a greve de hoje da função pública e que cerca das 08:30 estava com uma adesão “elevada”.
A greve dos trabalhadores da administração pública está a registar uma adesão no Grande Porto “acima das expectativas”, quer na saúde, “superior a 90%”, quer na educação, com “a maior parte das escolas encerradas”, disse hoje fonte sindical.
Investigadores da Universidade de Aveiro vão recolher, durante o fim de semana, amostras de ar em cinco ruas de Viana do Castelo para analisar a quantidade de plástico e metais que a população respira.
Uma equipa da Universidade do Minho descobriu que os movimentos dos olhos podem "revelar alterações cognitivas em pessoas com esclerose múltipla", podendo a descoberta influenciar a escolha de tratamentos e técnicas de acompanhamento da doença, revelou aquela instituição.
As mortes por doenças associadas ao VIH/Sida em Moçambique baixaram para 69.843 em 2017 face a 73.248 em 2016 e 79.124 em 2015, indicam dados do Conselho Nacional de Combate à Sida (CNCS) divulgados hoje.
O presidente da Federação dos Toxicologistas Europeus e das Sociedades Europeias de Toxicologia (EUROTOX), Félix Carvalho, alertou hoje para a importância de “os cientistas comunicarem e transmitirem as investigações que fazem” com o público e com as entidades políticas.
A Câmara Municipal de Azambuja, no distrito de Lisboa, informou que foi “erradicada” a bactéria de ‘Legionella’ que tinha obrigado ao encerramento deste equipamento desportivo, estando prevista a reabertura no dia 31 deste mês.
Mais de 100 mil euros foram angariados na recolha de fundos feita por um grupo de enfermeiros que quer marcar uma greve prolongada nos principais blocos cirúrgicos dos hospitais públicos.
Mais de duas dezenas de hospitais de várias zonas do país estavam com uma adesão entre os 60% e os 100% no turno da noite devido à greve de hoje da função pública, segundo alguns dados da Frente Comum.
Os trabalhadores da administração pública estão hoje em greve por aumentos salariais, o que poderá levar ao encerramento de escolas e serviços municipais, ao cancelamento de atos médicos e comprometer o funcionamento de tribunais e finanças.
A relação entre médico e doente e a visão humanista da medicina na era da evolução tecnológica vão estar no centro do debate do congresso da Ordem dos Médicos (OM) que hoje começa em Lisboa.