A Câmara de Aveiro inaugura na quinta-feira a remodelada Unidade de Saúde Familiar de Eixo, obra que representou um investimento superior a 460 mil euros e visou melhorar as instalações, anunciou hoje a autarquia.
As alterações às licenças parentais, previstas no âmbito da Agenda do Trabalho Digno, foram hoje publicadas em Diário da República e aplicam-se às licenças em curso, tendo os pais 30 dias para aderir ao novo regime.
O primeiro dos dois dias de greve dos médicos registou uma adesão de cerca de 90% a nível nacional, afetando cirurgias programadas e consultas externas, adiantou hoje o sindicato que convocou a paralisação.
O Laboratório de Hemostase do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) aderiu a uma rede de laboratórios internacional para o estudo de geração de trombina.
A primeira vacina contra a malária será distribuída pela primeira vez a 12 países africanos nos próximos dois anos, anunciaram hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Aliança Global para Vacinas e a Unicef.
Dezenas de médicos do Departamento de Obstetrícia, Ginecologia e Medicina da Reprodução (DOGMR) do Hospital Santa Maria, em Lisboa, pediram ao ministro da Saúde uma intervenção “pessoal, direta e urgente” para que a direção afastada seja readmitida.
O presidente do PSD afirmou hoje que a greve dos médicos é um reflexo da “passividade governativa dos últimos anos”, responsabilizando a tutela política por não ter conseguido criar condições de atratividade das carreiras.
As creches vão poder abrir mais dois lugares em cada sala, anunciou a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, indicando que esta é uma das medidas que vai permitir criar cerca de "seis mil lugares" ainda este ano.
A dirigente da Federação Nacional dos Médicos (Fnam) Carla Silva defendeu hoje, em Coimbra, a importância de os médicos terem condições de trabalho e salários que permitam reforçar o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A Associação Médica de Moçambique (AMM) anunciou hoje uma nova greve nacional da classe de 21 dias, a partir de segunda-feira, contestando cortes salariais com a aplicação da nova tabela na função pública e falta de pagamentos de horas extras.
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Carlos Cortes, disse hoje ter tido conhecimento da iniciativa do Governo de contratar 300 médicos cubanos para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) com "surpresa" e "alguma apreensão".
A líder do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, considerou hoje que a contratação de 300 médicos cubanos “é um sinal da emergência da incapacidade” do Governo em fixar os clínicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O Hospital de Braga vai ter novos horários para visitas a doentes internados, a partir de quinta-feira, anunciou hoje a unidade hospitalar, acrescentando que a permanência do familiar 24 horas pode ser autorizada pelo serviço em algumas situações.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) manifestou-se hoje muito preocupado com a assistência na Pediatria do Centro Hospitalar de Leiria, após uma reunião com o seu conselho de administração e cujas conclusões são de que “não há soluções”.
Cerca de 150 médicos, entre os quais muitos internos, concentraram-se hoje ao final da manhã junto ao Hospital de Santa Maria, Lisboa, no primeiro dia de uma greve que está a ter impacto nos hospitais e centros de saúde.
O coordenador da comissão técnica de vacinação contra a covid-19 esclareceu hoje que todas as vacinas usadas em Portugal foram testadas e disse que esta tinha sido “a intervenção médica mais escrutinada na história da medicina”.
A presidente da Federação Nacional dos Médicos disse hoje, no Porto, que a possível contratação de 300 médicos cubanos para colmatar a "falta gigante de especialistas que existe no Serviço Nacional de Saúde em Portugal não vai ser suficiente.
O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos considerou hoje que o facto de o Governo estar a preparar a contratação de centenas de médicos estrangeiros é “mais um sinal” de que não quer investir no Serviço Nacional de Saúde.
O dia de segunda-feira foi o mais quente alguma vez medido em termos mundiais, superando pela primeira vez a barra da média dos 17 graus centígrados (ºC), segundo as primeiras medidas feitas na terça-feira por uma agência norte-americana.
Os médicos iniciaram às 00:00 de hoje dois dias de greve, convocada pela Federação Nacional dos Médicos, para exigir "salários dignos, horários justos e condições de trabalho capazes de garantir um SNS à altura das necessidades" da população.
A presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fnam), Joana Bordalo e Sá, disse hoje, no Porto, que a greve dos médicos de dois dias, que teve início às 00:00, por melhores salários, está a ter uma adesão elevada.
Dois em cada 10 alunos frequentavam escolas privadas no ano letivo de 2021/2022, ano em que havia mais de dois milhões de crianças e jovens inscritos desde o ensino pré-escolar até ao superior.
O Governo moçambicano anunciou hoje que vai tentar mobilizar cerca de 210 milhões de dólares (192,7 milhões de euros) junto de parceiros internacionais para a construção de cerca de 30 hospitais distritais.