A Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou esta terça-feira como “uma grande emergência de saúde pública” o surto da doença do legionário em Portugal que já matou cinco pessoas e afetou 235 em menos de uma semana.
As autoridades de saúde já têm “uma ideia concreta” da origem do surto de legionella que causou 235 doentes e cinco mortos, a qual deverá ser revelada ainda esta terça-feira, após conhecidos os resultados das análises à bactéria, segundo fonte oficial.
Um estudo da Aliança Alzheimer do Mediterrâneo revela discrepâncias a nível do diagnóstico precoce, dos custos económicos da doença e no acesso aos medicamentos nos vários países que integram esta região.
O Centro Hospitalar de Leiria anunciou a disponibilização de novas técnicas terapêuticas para o tratamento não farmacológico da dor, como a mesoterapia ou a acupuntura.
A Cáritas de Coimbra apoiou no início deste ano letivo 91 crianças com a aquisição de manuais, através de um projeto que procura padrinhos para pagarem o material escolar a jovens de famílias carenciadas.
Dezasseis distritos de Portugal continental encontram-se esta terça-feira sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido a previsões de vento e chuva forte e agitação marítima.
A empresa norte-americana Google lançou uma campanha na Internet para angariar fundos destinados a ajudar no combate ao vírus Ébola, através da qual doará o dobro do que cada internauta doar. Na semana passada, o Facebook já tinha avançado com uma campanha semelhante.
Cientistas japoneses confirmaram a eficácia de um novo método de análise capaz de detetar a doença de Alzheimer nas fases iniciais, sem necessidade de recorrer aos atuais procedimentos dolorosos.
O Hospital de Vila Franca de Xira tem 56 doentes internados com legionella, alguns em cuidados intensivos, tendo morrido cinco pessoas, a última uma mulher de 81 anos que tinha “muitas patologias”.
A Câmara de Loures anunciou que também adotou medidas de prevenção do surto de‘legionella, nomeadamente o encerramento das piscinas de Santa Iria de Azoia e a monitorização diária da água da rede municipal.
O médico norte-americano que contraiu o vírus ébola na Guiné-Conacri, e que recebeu tratamento em Nova Iorque, está curado da doença, anunciou esta terça-feira a autarquia nova-iorquina em comunicado.
Os moradores das freguesias de Vila Franca de Xira mais afetadas pelo surto de legionella viram os seus equipamentos desportivos serem encerrados e as aulas de Educação Física suspensas, além de continuarem com muitas dúvidas acerca dos cuidados a tomar.
O delegado de saúde do Barreiro, Mário Durval, afirmou hoje à Lusa que os doentes internados no Hospital do Barreiro com Doença do Legionário trabalham todos na mesma empresa, na zona de Alverca.
Um estudo do Observatório da Luta contra a Pobreza que acompanha, desde 2011, o percurso de 57 residentes em Lisboa com poucos recursos económicos, revela que mais de metade viu a sua situação agravada em três anos.
Um novo livro, baseado num manuscrito com cerca de 1.500 anos e que será lançado em meados de novembro, revela que Jesus Cristo casou com Maria Madalena e com ela teve dois filhos, noticia a imprensa britânica.
O diretor geral da Saúde revelou hoje que foram identificados casos de Doença do Legionário em várias regiões do país, como Castelo Branco, Barreiro e Porto, todos eles com “ligações claras” a Vila Franca de Xira.
Os enfermeiros portugueses marcaram uma greve nacional para os dias 14 e 21 deste mês, em protesto pelos cortes salariais nas horas extraordinárias, exigindo a progressão na carreira e a reposição das 35 horas de trabalho semanais.
A Universidade de Vila Real quer introduzir mecanismos de sinalização para evitar o abandono escolar, elaborar um manual de procedimentos, reforçar o apoio financeiro e a prestação de trabalho na academia para os alunos com dificuldades económicas.
Duas pessoas infetadas com legionella estão internadas no Hospital Amato Lusitano de Castelo Branco (HAL) desde a manhã de domingo, disse à agência Lusa fonte da Direção-Geral de Saúde (DGS).
Portugal continental está hoje sob aviso amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro, devido a previsões de vento e chuva forte e de agitação marítima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Médicos portugueses pronunciam-se pela primeira vez sobre o assunto. Segundo os especialistas, o cigarro eletrónico “é um retrocesso” na luta contra o tabagismo.
Entre os grandes poluidores do planeta, a Austrália está atrás dos Estados Unidos e da China na luta contra as alterações climáticas, depois de uma diminuição de 70% do investimento em energias renováveis, indica um estudo publicado hoje.
O ministro da Saúde anunciou que serão encerradas ainda esta noite as “principais torres de refrigeração” de empresas na área afetada pelo surto de legionella, em Vila Franca de Xira, enquanto estão a ser avaliadas casas particulares.