O Hospital do Montijo, em Setúbal, vai alojar a nova Unidade de Saúde Familiar (USF) Aldegalega, prevista para 2019, anunciou hoje a Administração Regional da Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.
A “falta crítica" de recursos humanos, infraestruturas insuficientes e dificuldade no acesso a cuidados de saúde são alguns dos principais problemas no combate ao VIH/Sida em Moçambique, afirmou hoje o diretor do Conselho Nacional de Combate à Sida.
O líder do PSD concordou hoje com as preocupações da Ordem dos Farmacêuticos (OF) com o desperdício na área da saúde e criticou a falta de ambição do Governo quanto à quota de genéricos.
O Parlamento Europeu apelou hoje a mais medidas para promover a vacinação e recomenda “uma maior harmonização” e alinhamento entre os vários calendários de vacinação na União Europeia.
O PSD exigiu mais profissionais e equipamento para o Hospital de Oliveira de Oliveira de Azeméis, onde faltam médicos e os meios de diagnóstico estão "obsoletos", informou a estrutura distrital de Aveiro daquele partido.
Cientistas associaram um novo processo de derretimento do gelo antártico à aceleração da subida do nível do mar, num estudo publicado na revista Science Advances e realizado pela Universidade da Tasmânia, na Austrália.
O bastonário da Ordem dos Médicos desafiou hoje o ministro das Finanças a não vetar constantemente gastos em Saúde e alertou que o hospital S. João do Porto tem “falta de recursos humanos” desde que utentes podem escolher o hospital.
Os norte-americanos desperdiçam todos os dias 150 mil toneladas de comida, o equivalente a 400 gramas por pessoa, apurou um estudo, divulgado na quarta-feira, pela revista PLOS ONE.
As salas de consumo assistido de Lisboa serão implementadas pela Câmara Municipal até ao início de 2019, disse hoje à Lusa o vereador dos Direitos Sociais, Ricardo Robles (BE), apontando que se localizarão na Avenida de Ceuta e Lumiar.
O ministro da Saúde afirmou que "os problemas no Serviço Nacional de Saúde (SNS) não estarão resolvidos em 2019" e é preciso ter forças para continuar apesar da contestação, numa entrevista hoje publicada.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recusou hoje que dar mais competências aos técnicos de emergência coloque em causa a segurança dos doentes e recusou comentar a descrição que a bastonária dos enfermeiros fez da formação destes profissionais.
Um diagnóstico pedido pela Câmara Municipal de Lisboa identificou 1.400 consumidores de droga na capital “em maior risco”, mas alerta para a existência de mais toxicodependentes que não tenham contacto com as equipas que elaboraram o estudo.
O PSD questionou hoje o primeiro-ministro por que não aceita verbas de mecenas para avançar já com as obras no Hospital de São João, com António Costa a acusar os sociais-democratas de fugirem das suas responsabilidades.
O bastonário da Ordem dos Médicos alertou hoje que o Hospital de São João, no Porto, é a única unidade hospitalar no Norte capaz de garantir todos os tratamentos às crianças durante as obras para a nova ala pediátrica.
As obras do bloco operatório do Hospital de Santarém foram suspensas por ordem do Tribunal de Contas por uma “questão formal” que se prende com a lei dos compromissos e pagamentos, disse hoje à Lusa fonte da administração.
O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje que o Governo vai apresentar na próxima segunda-feira um conjunto de medidas na área da habitação, tendo em vista torná-la mais acessível à generalidade dos cidadãos.
O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, destacou hoje, no Parque de Serralves, no Porto, a importância das aprendizagens fora da sala de aula, que “casam com o projeto de autonomia e flexibilidade curricular” do Governo.
O presidente do PSD, Rui Rio, admitiu que será mais difícil fazer um acordo com o Governo na área da saúde do que os dois entendimentos que serão formalizados hoje à tarde, sobre fundos europeus e descentralização.
A saúde é a segunda maior área de investimento no Plano de Estabilidade com uma verba de cerca de sete mil milhões de euros, disse hoje o ministro da tutela, Adalberto Campos Fernandes.
O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) comparou as doenças reumáticas com outras patologias não transmissíveis e concluiu que, isoladamente, o primeiro grupo de doenças é o que acarreta maior impacto para a sociedade.
O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, admitiu hoje dificuldades de funcionamento em agrupamentos de centros de saúde e outras unidades de saúde por falta de assistentes operacionais.
A nova ala pediátrica do hospital de São João, no Porto, deve estar concluída e pronta para acolher as crianças daqui a cerca de dois anos, estimou hoje o ministro da Saúde no parlamento.
O deputado Ricardo Batista Leite (PSD) chamou hoje ao ministro da Saúde “o Jorge Jesus do Governo”, recordando quando este era treinador do Benfica e “quase” ganhava o campeonato, numa referência à paixão de ambos pelo clube da Luz.
O ministro da Saúde assegurou hoje que nunca usará “a situação de crianças ou de doentes para fazer demagogia política”, em resposta aos deputados sobre a ala pediátrica do hospital de São João, no Porto.