Um grupo de enfermeiros em greve concentrou-se hoje frente ao hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, para defender a contratação de mais profissionais, admitindo que com o atual panorama poderão encerrar serviços.
O CDS-PP defendeu hoje que o texto final do projeto-lei sobre utilização da canábis para fins medicinais é uma derrota de BE e PAN ao terem caído as suas "propostas mais radicais" e reforçada a segurança dos cidadãos.
A adesão à greve ao trabalho suplementar dos técnicos de Emergência Pré-Hospitalar do INEM rondava, às 10:45 de hoje, os 90% na região norte, disse à Lusa o presidente do sindicato.
Os seres humanos têm genes dedicados ao tamanho do cérebro, descobriu uma equipa de cientistas da Califórnia, que afirma num estudo publicado hoje que apareceram há três ou quatro milhões de anos, quando os cérebros dos hominídeos cresceram.
Os fundadores do movimento “SNS in Black” desafiam o ministro da Saúde a divulgar que profissionais de saúde contratou, para que locais e com que tipo de contratos, desconfiando dos dados que têm sido divulgados pelo Governo.
A diretora-geral da Saúde explicou que a campanha antitabágica, que a deputada socialista Isabel Moreira classificou de “misógina e culpabilizante das mulheres”, visa diminuir o consumo de tabaco nas mulheres mais jovens, que são quem mais está a fumar.
A Comissão de Saúde aprovou o texto final do projeto-lei sobre utilização da canábis para fins medicinais, que reforça o papel do Infarmed e introduz a possibilidade de o laboratório militar contribuir para a produção destes medicamentos.
Portugal atingiu um recorde de zonas balneares, com 608 praias, realçou hoje a Zero, que defende ser necessário resolver os cinco casos de má qualidade da água e a falta de utilização balnear no estuário do Tejo.
O primeiro teatro da Câmara de Lisboa exclusivamente direcionado para crianças e jovens, o LU.CA - Teatro Luís de Camões, abre hoje, em Lisboa, no Dia Mundial da Criança com um programa de festas de três dias.
As regiões de Castelo Branco, Lisboa, Setúbal, Évora e Portimão vão ter ao longo dos próximos sete dias níveis de pólenes muito elevados, segundo a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).
Para assinalar o Dia Mundial da Esclerose Múltipla, que se comemora esta quarta-feira, a associação vai iluminar fachadas de monumentos com a cor laranja e promover uma campanha nas redes sociais.
Os diretores escolares criticam a proposta de decreto de organização do ano letivo (DOAL), dizendo que contraria o discurso de flexibilidade e autonomia e que mostra que o Ministério da Educação não confia nos diretores.
O presidente da Associação Portuguesa de Bioética, Rui Nunes, disse estar “satisfeito” com o debate de ideias sobre a despenalização da eutanásia, mas encara-o como “parte da trajetória de uma discussão pública mais ampla”.
O comandante da PSP nos Açores considerou hoje haver "uma tolerância social muito grande" em relação ao consumo de álcool por menores, acrescentando que a nova legislação sobre esta matéria "tem soluções interessantes", mas "nem sempre é fácil" intervir.
Os resultados da investigação científica em parapsicologia são “suficientemente importantes” para que a ciência tenha a obrigação de continuar a investigar nesta área, contribuindo para o esclarecimento espiritual da humanidade, afirmou o presidente não executivo da Bial, Luís Portela.
A dirigente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses Fátima Monteiro disse hoje que a greve de 24 horas no Hospital Pedro Hispano, Matosinhos, para exigir a contratação de mais profissionais, registou "cerca de 83% de adesão" no turno da manhã.
O presidente do conselho de administração do Hospital de São João, António Oliveira e Silva, afirmou hoje que as verbas para a construção da nova ala pediátrica do centro hospitalar, no Porto, ainda não foram desbloqueadas.
O Presidente da República recusou hoje partilhar a sua posição sobre a eutanásia, na sequência da rejeição pelo parlamento dos diplomas sobre esta matéria, afirmando que nada dirá sobre substância, o processo ou a forma.
A exposição ao fumo ambiental de tabaco é mais frequente nos homens e nos mais jovens, segundo os resultados do Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF).
A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, manifestou alegria pelo chumbo da despenalização da eutanásia e considerou que a Assembleia da República deu "um sinal de grande maturidade democrática".
Os Serviços de Saúde de Macau anunciaram hoje que vão intensificar as medidas de prevenção e as ações de eliminação de mosquitos, para reduzir o risco de propagação da febre de dengue e do vírus Zika.
Os centros de saúde do Cávado Barcelos/Esposende e o Hospital Santa Maria Maior implementaram um projeto de "articulação e integração", permitindo uma alternativa eficaz ao atendimento no Serviço de Urgência casos não urgentes, indicou hoje fonte oficial.
O uso de cigarros eletrónicos e tabaco aquecido está a preocupar a Sociedade Portuguesa de Pneunomologia, que teme serem “produtos atraentes” para os jovens por acharem que são mais seguros e menos tóxicos, o que é “uma falsa ideia”.