Os critérios que vão levar ao levantamento de barreiras nas fronteiras internas na União Europeia para lutar contra a COVID-19 estão atualmente a ser discutidos em Bruxelas, disse hoje à Lusa fonte diplomática espanhola.
O ministro dos Negócios Estrangeiros considerou hoje que a imagem de Portugal sai reforçada da crise de covid-19, alegando que se conseguiu unidade política mantendo a democracia viva e preservando as capacidades de resposta, por exemplo do SNS.
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, pretende anunciar alterações ao regime de confinamento no domingo para entrarem em vigor logo na segunda-feira, revelou hoje.
O secretário de Estado da Saúde disse hoje que os doentes diabéticos e hipertensos, caso tenham uma descompensação, estão abrangidos pelo “chapéu da doença crónica” um regime excecional que permite apresentar faltas justificadas ao trabalho ou teletrabalho.
Uma equipa do centro de investigação Fraunhofer AICOS desenvolveu uma aplicação que, para prevenir a malnutrição da população idosa, recomenda planos alimentares de acordo com as necessidades nutricionais, preferências alimentares e estilo de vida de cada utilizador.
A pandemia de COVID-19 já matou 257.687 pessoas e infetou mais de 3,6 milhões em todo o mundo desde que surgiu em dezembro na cidade chinesa de Wuhan, segundo um balanço da AFP às 11:00.
A Áustria vai prolongar até 31 de maio os controlos das suas fronteiras com os países vizinhos, todos membros do espaço Schengen de livre circulação, impostos em meados de março para limitar a expansão do novo coronavírus.
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) encontrou 150 mutações do novo coronavírus desde Wuhan, na China, até Portugal, depois de ter começado a sequenciar o genoma, anunciou hoje o presidente da instituição.
O presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil de Santarém defendeu hoje que o Governo deve voltar a proibir as deslocações para fora dos concelhos de residência de forma a evitar a presença de peregrinos em Fátima.
A Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD) manifestou-se hoje “negativamente surpreendida” com a “exclusão propositada” dos diabéticos e hipertensos do regime excecional de proteção relativo à covid-19, alertando que deixa estas pessoas numa situação de “vulnerabilidade ainda maior”.
Cientistas da universidade escocesa de Glasgow desmentiram que haja várias estirpes do novo coronavírus em circulação, de acordo com um estudo publicado hoje.
Os diretores escolares saúdam as orientações do Governo para o recomeço das aulas presenciais, mas alertam que poderá haver muitos alunos nas escolas e regiões onde os estudantes passem todo o dia fora de casa.
O primeiro-ministro fez hoje referências críticas às correntes neoliberais, considerando que a experiência com a crise da COVID-19 foi "pedagógica" para quem duvidava do papel do Estado em setores como a educação, saúde e Segurança Social
A conferência de líderes parlamentares decidiu hoje que não será obrigatória a utilização de máscara de proteção individual no "uso da palavra" no plenário ou em comissões da Assembleia da República.
Dois médicos guineenses do Hospital Simão Mendes de Bissau, Mboma Sanca e Malam Sabali, disseram hoje à Lusa estarem cético com a estratégia da Guiné-Bissau para combater a pandemia do novo coronavírus.
A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) classificou hoje de “discriminação inadmissível” a medida que exclui os diabéticos do regime excecional de proteção no âmbito da COVID-19 e apela ao Governo para que reconsidere a sua decisão.
O desenvolvimento mais rápido que o esperado de uma vacina contra a COVID-19 pode melhorar as perspetivas económicas na Europa, mas os riscos são sobretudo negativos e ameaçam a retoma, afirmou hoje o comissário europeu da Economia.
As seguradoras vão compensar, através de um fundo com dotação inicial de 1,5 milhões de euros, os familiares de profissionais que, no exercício de funções ou em missão voluntária, tenham morrido devido a contaminação por covid-19, foi hoje anunciado.
O Governo prolongou, pela quarta vez, a suspensão de voos para Itália por mais 14 dias, até 19 de maio, justificada por "cuidados excecionais" a ter com a situação pandémica no país, segundo um despacho hoje publicado.
O Governo chinês afirmou hoje que o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, "não pode apresentar evidências" de que o novo coronavírus tenha saído de um laboratório chinês "porque não as possui".
As emissões de dióxido de carbono (CO2) provenientes da combustão de combustíveis fósseis recuaram 4,3% na União Europeia (UE) em 2019, face ao ano anterior, com Portugal a reduzir o dobro da média (8,7%) segundo o Eurostat.
Espanha registou, nas últimas 24 horas, 244 mortes devido à pandemia de COVID-19, uma subida que ocorre depois de três dias consecutivos de números abaixo das 200, havendo até agora um total de 25.857 óbitos.
O número de mortes provocadas pela covid-19 em África subiu hoje para 1.959, com mais de 49 mil casos da doença registados em 53 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.
Um cientista do Governo dos EUA disse que foi demitido depois de criticar a pressão exercida pelo Presidente Donald Trump para o uso de um medicamento contra a malária no tratamento da covid-19.