Um grupo de investigadores do centro hospitalar universitário do Case Medical Center de Cleveland, em Ohio, nos Estados Unidos da América, diz que as mulheres que dormem mal apresentam uma epiderme mais baça e mais marcada pelos traços da passagem dos anos. Descansar mais é, por isso, um dos comportamentos que deve implementar para exibir uma tez mais lisa e sedosa. Existem, contudo, outras estratégias que deve adotar para prolongar a juventude do seu rosto:

- Fotografe a pele

Não precisa de uma máquina fotográfica. Pode fazê-lo com o telemóvel. «É importante conhecermos a nossa própria pele. O cancro neste órgão é cada vez mais frequente entre nós e as melhores armas continuam a ser a prevenção e o diagnóstico precoce. Os sinais estão todos à mostra, pelo que podemos e devemos estar atentos à sua mudança», alerta David Serra, médico dermatologista.

Observe a pele periodicamente, de forma mais atenta. Por exemplo, de dois em dois meses, com a ajuda de um grande espelho. «Quando há muitos sinais, pode ser útil fotografar a pele de vez em quando. Em caso de dúvida, e pelo menos uma vez por ano, consulte o médico de família ou o dermatologista», sugere o médico.

- Use luvas

Existem situações em que estas são mesmo necessárias. «A pele das mãos é a mais castigada pela atividade a que é sujeita no dia a dia, acabando por desenvolver problemas extremamente frequentes e tão diversos como situações de dermatite crónica, verrugas ou alterações das unhas», elucida David Serra.

As doenças da pele das mãos, sobretudo as dermatites, têm muito impacto na qualidade de vida, já que dificultam todas as tarefas manuais. Por serem muito visíveis, também têm repercussão na autoestima e criam constrangimentos sociais importantes. Calce luvas. É a «forma mais prática e eficaz para proteger as mãos das agressões, como o frio, calor, humidade, substâncias ácidas e alcalinas, detergentes, alimentos frescos ou produtos de uso profissional» sugere o especialista.

- Crie um ritual para a pele

O duche diário deve ser um agradável momento de saúde e bem estar, mas preferencialmente de curta duração. Os produtos de higiene podem ajudar a corrigir diversas alterações da pele, pelo que devem ser criteriosamente selecionados. O rosto e o couro cabeludo são as áreas mais sensíveis e exigem, muitas vezes, produtos adaptados. «A esfoliação promove a renovação celular e potencia o efeito dos cuidados após o banho», refere David Serra.

«No entanto, a sua frequência e intensidade dependem das características da pele, pelo que deverá ponderar aconselhamento dermatológico, em caso de dúvida. A aplicação de creme hidratante deve ser feita a seguir ao banho, logo após a secagem com a toalha», aconselha.

«Desta forma, o creme vai reter e fixar a humidade residual que ainda está presente na epiderme logo após o duche e consegue-se um excelente efeito hidratante. Mais uma vez, a adequada seleção de cosméticos faz muita diferença», insiste o dermatologista.

Veja na página seguinte: Outros comportamentos saudáveis que lhe retiram anos de cima 

- Alooooongue

Para evitar as marcas da passagem dos anos na pele do corpo, faça alongamentos. «Uma das características da velhice é a rigidez que condiciona muita patologia, inclusive respiratória.  Fazer alongamentos permitirá evitar ou minimizar osteoporose e quedas com as consequentes fraturas», explica Luís Romariz, médico especialista em medicina antienvelhecimento no Instituto Médico NewAge. Para evitá-lo execute alongamentos, pelo menos, duas vezes por semana. Inscreva-se numa aula de alongamentos ou pratique em casa, depois de saber fazê-los.

- Jante antes de ver as notícias

Se não tem este hábito, adquira-o. «Jantar cedo permite acionar a produção de energia a partir das gorduras e fazer o reset da insulina, minimizando a possibilidade de ocorrerem ataques cardiovasculares, obesidade e diabetes. Permite, também, maximizar a produção de hormonas rejuvenescedoras, nomeadamente a do crescimento», esclarece o médico.

Se possível, jante até às 20 horas, com a menor quantidade possível de hidratos de carbono, e não coma mais nada até ao dia seguinte. Deite-se preferencialmente antes das 22 horas. «Durante o sono, são ligados os mecanismos de limpeza dos resíduos das células cerebrais», explica Luís Romariz.

- Ingira bactérias boas

A alimentação é fundamental. «As bactérias têm mecanismos de reconhecimento de quórum próprio e alheio, isto é, produzem marcadores que lhes permitem saber quantas há da sua espécie e de outras espécies. Só lançam um ataque ao hospedeiro quando estão em vantagem e têm uma certa massa crítica», elucida. Por isso, proteja-se.

Ingira probióticos (bactérias lácticas que se podem encontrar na alimentação fermentada, como iogurtes, ou suplementos alimentares) diariamente. «Além de educar o sistema imunitário, impede a proliferação de doenças infeciosas», conclui o especialista.

Texto: Catarina Caldeira Baguinho com David Serra (médico dermatologista) e Luís Romariz (médico especialista em medicina antienvelhecimento no Instituto Médico NewAge)