As borbulhas podem ser quistos

O acne cístico destaca-se pelo facto das borbulhas serem mais duras, não terem saliência branca e aparecerem sempre na mesma zona. Este tipo de acne é provocado pela formação e produção excessiva de óleo. Segundo o dermatologista Joshua Zeichner o próximo passo é consultar um médico que lhe poderá indicar qual a solução indicada para o seu caso em específico.

Não esprema as borbulhas

Para Zeichner o facto de espremermos uma borbulha não quer dizer que tenhamos eliminado o problema por completo, muito pelo contrário. A verdade é que se não retirarmos todo o conteúdo, a borbulha pode inflamar e levar à formação de uma nova borbulha exatamente no mesmo sítio. O ideal é utilizar um produto com ácido salicílico ou com peróxido de benzoílo de forma remover o excesso de óleo e limpar as bactérias.

Veja o que coloca na sua cara

“Ao tocarmos, repetidamente, no mesmo sítio da nossa cara estamos a colocar sujidade e óleo nos nossos poros, o que pode levar ao aparecimento de borbulhas”, revela o especialista. A melhor forma de contornar este problema é o uso diário de produtos de limpeza especializados para o acne.

O ataque das hormonas

Durante o período menstrual a maioria das mulheres nota o aparecimento de borbulhas em zonas específicas do seu corpo: como é o caso da cara, pescoço e testa. Apesar de não se saber bem porque é que isto acontece, Joshua Zeichner explica que o aparecimento de borbulhas nessas zonas deve-se ao facto das glândulas de óleo serem mais sensíveis às hormonas. Para prevenir o seu aparecimento, é recomendável que seja utilizado um gel de limpeza para manter os poros limpos.