Seguramente já se deu conta que os seus filhos são seres Únicos, com características muito peculiares e irrepetíveis. Eles trazem dentro de si todos os fatores de sucesso e os recursos para ultrapassarem os obstáculos, alcançarem o seu bem-estar emocional e desenvolverem uma vida de acordo com o seu Ser único.

Não seria maravilhoso se pudesse vislumbrar todo esse potencial e ser um facilitador ativo da realização pessoal desse Ser humano que lhe foi confiado nas suas mãos?

Sabemos que ainda há muito por fazer relativamente à educação e ao desenvolvimento social que proporcionamos às nossas crianças. Estando nós inseridos num específico meio social e cultural, temos tendência a seguir os paradigmas definidos pela prática comum dos sistemas de educação rígidos que acabam por “espartilhar” as nossas crianças, bloqueando essas capacidades e criatividade únicas. A maior parte das vezes, avaliamos e decidimos o futuro das crianças de acordo com os parâmetros estabelecidos há centenas de anos, até seguindo alguns fenómenos de moda, em detrimento das suas capacidades internas.

É, por isso, importante conhecer desde cedo o potencial inato e ajudar, assim, a proporcionar espaços paralelos e alternativos de liberdade, amor e criatividade para que a criança se possa sentir segura em exprimir e desenvolver as qualidades e características que a diferenciam de todas as outras.

Mas como fazê-lo?

A boa notícia é que é possível descobrir este caminho através de um aconselhamento individual e personalizado que deve ocorrer o mais cedo possível na vida da criança, mesmo ainda enquanto bebé. Todo esse potencial está inscrito no seu ADN, desde o momento da conceção até ao final das suas vidas físicas. Conhecer a informação que os seus filhos trazem no seu interior, é uma ferramenta preciosa para entender as suas necessidades únicas, desenvolver o caminho dos estudos, as escolhas de atividades suplementares, os livros a ler e, mais tarde, a escolha vocacional. Você como Mãe ou Pai, Educador e /ou Cuidador pode desempenhar um papel fulcral na realização pessoal desses pequenos Seres que lhe forma confiados.

Felizmente a consciência dos pais do século 21 está a mudar e estão mais atentos às preferências dos mais pequenos. Se estiver sintonizado(a) com as características mais profundas dos seus filhos, vai-lhes proporcionar os ambientes e as ferramentas que favorecerão o desenvolvimento do seu potencial único. Nesse caminho, estará atento(a) aos traços que surgem, as palavras e dúvidas que eles referem, e será capaz de fazer a orientação certa. Com o entendimento profundo desta informação, vai poder encaminhar os seus filhos de uma forma adequada à sua personalidade. Assim, estudar deixará de ser somente uma obrigação, para ser um motivo de curiosidade e entusiasmo, alimentando a criatividade da criança.

O que lhe proponho é um estudo individual da criança que lhe ajudará a perceber, de uma forma mais precisa, o que fazer e que caminhos adotar para uma melhor sincronização com as necessidades, desejos, potencial e características únicas de cada um dos seus filhos. Sim, porque também entenderá, com maior clareza, como cada um deles é diferente do(s) outro(s) em vários níveis, como por exemplo, as suas necessidades físicas, preferências alimentares, brincadeiras, horas de atividade e descanso, etc.

É um facto que todos trazemos traços de herança genética que se propagam de geração em geração. Mas sabia que a neurociência tem vindo a demonstrar que, ainda assim, cada indivíduo ativa ou desativa certos genes o que o torna único entre os outros, até mesmo dos seus irmãos? Isso faz com que cada criança tenha uma perceção única da realidade e que a interprete e sinta de uma forma particular. Conhecer as suas necessidades individuais mais profundas e respeitá-las é um fator chave para contribuir, de uma forma mais consciente e ativa, para o seu sucesso.

O estudo individual da criança vai-lhe dar uma visão mais profunda dessa diferenciação, respeitando, em simultâneo, o instinto de família, o pai e a mãe em conjunto com os sinais da criança.

Que pai ou mãe não deseja a realização e a felicidade dos seus filhos?

Visão do Estudo:
Cada Ser humano, independentemente da sua cultura, condição social ou credo, deve ter acesso a uma educação baseada no seu ser espiritual e emocional desde muito cedo, de forma a proporcionar-lhe as escolhas pessoais e profissionais mais adequadas e ter, assim, uma melhor experiência de vida.

Objetivos possíveis de alcançar:
• desenvolvimento do autoconhecimento e das capacidades inatas, propósito e missão de vida
• tomadas de decisão mais assertivas e inteligentes
• desenvolvimento da resiliência em momentos difíceis
• escolhas adequadas a todos os níveis e com resultados de qualidade
• características internas e como utilizá-las da melhor maneira
• auto valor, força e autoestima
• índices de diferenciação como fatores de sucesso no dia a dia da criança.

Resultados práticos:
• Perceber a missão, interna ou externa, pessoal ou social da criança, a sua personalidade vinculada e adquirida, a vocação ou inclinação para determinadas áreas ocupacionais, os pontos fortes e frágeis e, por fim, o equilíbrio da energia masculina e feminina.

Respeitar o potencial inato tem outros efeitos colaterais, igualmente importantes, como por exemplo:
• O fortalecimento sempre crescente da auto estima, pois quem sabe bem de si e do seu valor crescerá sempre neste sentido.
• Entender as diferenças, aceitando que diversos filhos educados da mesma maneira podem ter mostras internas diferentes e, por isso, comportamentos e tendências diferentes
• Ajuda na autoafirmação: esta ao ser respeitada desde tenra idade, oferece a determinação e a segurança que as crianças devem ter.

Siga estes sinais e valorize o mundo interno da criança.

Isabel Leal - Persica Autora
(00351) 964210796

http://alegrianainfancia.wixsite.com/index