Siga as últimas notícias sobre educação, escolas e pedagogia. Aqui encontra informação essencial para as todas as famílias com crianças e adolescentes.
Os pais de quatro crianças que frequentavam a creche do Centro Social de Esgueira, em Aveiro, apresentaram uma queixa no Ministério Público (MP) contra uma educadora de infância que trabalhava na instituição, acusando-a de maus tratos.
O número de casais com ambos os elementos inscritos nos centros de emprego aumentou 22,9% em janeiro face ao mesmo mês de 2020 para 6.702, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
O alargamento de apoios às famílias em tempos de pandemia para pais de alunos do 1.º ciclo e de famílias monoparentais que optem por não exercer teletrabalho para dar assistência à família entra em vigor na terça-feira.
A dirigente socialista e ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, afirmou ontem que o desconfinamento começará pelas escolas, referindo que o Governo já manifestou essa intenção.
O ambiente em que a criança dorme é fundamental para garantir um sono de qualidade. Devemos pensar em adequar o quarto à idade da criança e ao seu grau de desenvolvimento, no que diz respeito a conforto mas também segurança. As sugestões da pediatra Nádia Vieira Pereira.
Milhares de alunos poderão ficar sem aulas caso os professores com filhos pequenos optem por requerer a assistência à família que permite suspender temporariamente a sua atividade, alertou hoje a Federação Nacional dos Professores (Fenprof).
A Iniciativa “Fast Heroes 112” é uma campanha premiada, que se foca nas crianças entre os 5 e os 9 anos e usa os super-heróis como tema de forma a melhorar o reconhecimento dos sinais de AVC, bem como a necessidade de ação rápida.
Os professores podem exigir aos alunos que mantenham as câmaras ligadas quando estão a decorrer as aulas, uma medida que melhora a qualidade do ensino e a relação entre estudantes e docentes.
Pais e diretores de escolas alertaram para falhas na rede de internet que estão a dificultar o acompanhamento das aulas online, que começaram há dez dias para mais de um milhão de alunos dos ensinos básico e secundário.
O Conselho de Ministros aprovou hoje as alterações ao apoio às famílias que vão permitir que os pais com filhos na escola até ao final do 1.º ciclo e as famílias monoparentais possam optar pela medida ou pelo teletrabalho.
As lojas de brinquedos Imaginarium em Espanha vão despedir 111 dos 144 empregados e fechar 41 das 43 lojas que têm no país, desconhecendo-se ainda o que vai acontecer em Portugal e outros países.
Os diretores escolares pedem ao Governo que ceda a cada professor um computador para trabalhar e que sejam pagos os custos que os docentes estão a ter com o teletrabalho.
O PCP propôs hoje que os estudantes do ensino superior público não sejam obrigados a pagar qualquer valor de propinas, taxas e emolumentos enquanto vigorarem as medidas excecionais para conter a epidemia de covid-19.
O teletrabalho a longo tempo provocado pela pandemia da covid-19 poderá levar ao aumento dos nascimentos em toda a Europa por permitir a conciliação da atividade laboral com a vida familiar, revela um estudo publicado hoje.
O reforço dos apoios aos pais que ficam com os filhos em casa por as escolas estarem fechadas devido à pandemia está hoje na agenda do Governo e da Assembleia da República, em Lisboa.
Os pais com filhos na escola até ao final do 1º ciclo e as famílias monoparentais vão poder optar entre estar em teletrabalho ou receber o apoio à família, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
Mais de 62 mil professores já receberam formação no âmbito da transição digital, em atividades na área da capacitação digital, das metodologias e dos instrumentos para o ensino à distância.
O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de Portugal prevê a compra de 260 mil computadores para alunos e professores, no âmbito da modernização da escola digital, que vai ter um investimento total de 500 milhões de euros.
Cerca de 37 mil refeições diárias foram servidas durante a semana passada nas escolas de acolhimento, que se mantêm abertas durante o novo confinamento, e que receberam cerca de 12.500 alunos.
Um em cada três professores diz que as sessões síncronas têm a mesma duração das aulas presenciais, revela a Federação Nacional de Professores (Fenprof), que afirma haver situações ilegais de docentes a dar aulas nas escolas.
Apenas 5% dos professores receberam equipamento necessário para dar aulas a partir de casa, segundo um questionário da Fenprof que revela que 95% dos docentes usa o seu próprio equipamento e passou a ter despesas acrescidas.
Especialistas da Universidade de Coimbra (UC) estão a desenvolver, em parceria com a Universidade de Oslo (Noruega), um projeto de investigação para “promover a saúde mental materna durante o período perinatal”, anunciou hoje aquela instituição portuguesa.