O filho da canoísta em morte cerebral no Hospital de São João, no Porto, já nasceu. Salvador veio ao mundo pouco depois das 04h00, às 31 semanas, com cerca de 1,6 quilos, um dia antes da data prevista. O parto foi antecipado devido a complicações. A mãe, Catarina Sequeira, 26 anos, estava a ser mantida viva artificialmente desde dezembro na sequência de um ataque de asma. É o segundo caso em Portugal.

Na altura, a desportista, que sofria da doença desde os 13 anos, estava grávida de três meses. A morte cerebral da atleta foi declarada a 26 de dezembro de 2018. Para poder avançar com a decisão de manter a jovem ligada ao equipamento de suporte de vida, a família reuniu-se, na altura, com a Comissão de Ética do Hospital de São João. Apesar dos riscos para o bebé, os familiares decidiram prosseguir com a gravidez.

Segundo o Observador, o funeral de Catarina Sequeira realiza-se esta sexta-feira, às 14h30, em Crestuma. Canoísta desde 2005 no Douro Canoa Clube, conquistou 41 medalhas. A 7 de junho de 2016, Lourenço Salvador, o primeiro caso em Portugal, nasceu na Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, 107 dias, pouco mais de 15 semanas, depois de ter sido declarada a morte cerebral da mãe, Sandra Pedro.