Por cada Euro doado, através do site da Escola da Palankinha, um pixel da imagem dos alunos ganha cor e um futuro. Esta iniciativa permitirá a replicação do projeto e a continuidade da intervenção em Capalanka, respondendo a outras necessidades da população. O projeto foi vencedor do Energy Globe National Award 2016, que distingue os melhores projetos mundiais ao nível da sustentabilidade em cinco categorias terra, fogo, água, ar e juventude, e do prémio na área de arquitetura Habitar Portugal, na categoria de ‘Obras no Estrangeiro’.

‘Escola da Palankinha’ foi o nome escolhido pelos alunos provenientes do Bairro de Capalanka para designar o projeto que a APDES está a desenvolver nesta localidade em Luanda. Foi a própria comunidade que sugeriu, em 2008, esta iniciativa e que indicou o acesso à educação como a maior carência local, refere a organização na nota informativa. E os números confirmam. No bairro habitam cerca de 120 000 pessoas e 45% das quais terão menos de 15 anos. Para as 55 000 crianças, existem apenas quatro escolas primárias.

O projeto pretende, assim, não só reabilitar a sua estrutura física mas dotá-la de todos os instrumentos que potenciem o seu papel de motor de desenvolvimento comunitário. Nesse sentido, a intervenção da APDES, composta por pessoas das áreas do ensino, psicologia, antropologia e sociologia, visa prosseguir a implementação de um modelo pedagógico promotor de educação, saúde e cidadania assim como dinamizar programas e serviços na área da saúde e emprego.

Inspirados no modelo da Escola da Ponte, localizada em Santo Tirso, e em parceria com o Ministério da Educação de Angola, a equipa da APDES assumiu o compromisso de ‘fazer escola’ através da Escola da Palankinha.

A APDES contou com os apoios da Embaixada do Japão em Angola e da OSISA que permitiram o início da requalificação da escola e o início da formação dos professores. O ‘Educar Píxel a Píxel’ dará resposta à 2ª fase de requalificação da escola, com a construção de casas de banho, um campo de jogos, assim como à formação de mais professores e ao resto do trabalho na comunidade, com a finalidade de replicar o projeto ‘Escola da Palankinha’.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.