Investigadores apresentaram um estudo no Encontro Anual da Sociedade Americana para a Medicina Reprodutiva que demonstra que tanto as mulheres em idade avançada são tão capazes de educar um filho como as mais novas.

Os investigadores da Universidade da Califórnia estudaram 150 mulheres com idades entre os 30, 40 e 50 anos que usaram métodos de fertilidade para engravidar. Todas estas mulheres conceberam filhos entre 1992 e 2004.

As mulheres do estudo preencheram um questionário sobre a sua saúde mental e física, e sobre o stress da parentalidade. No geral, os investigadores observaram que as mulheres de 50 anos não eram nem mais ou menos stressadas, nem tinham menos capacidade física para cuidarem dos seus filhos do que as mulheres mais novas.

"A idade não determina se a mulher é ou não boa mãe", explica Dr. Jacques Mortiz, especialista em fertilidade em mulheres mais velhas.

O problema está na sociedade e não na capacidade de uma mulher de 50 anos em ser mãe. "A maior parte das mulheres mais velhas neste estudo têm companheiros mais novos", afirma um dos investigadores.