Príncipe de Gales, duque de Rothesay e duque da Cornualha, Carlos Filipe Artur Jorge Windsor, o filho mais velho da rainha Isabel II e seu marido, o príncipe Filipe da Grécia e Dinamarca, duque de Edimburgo, faz hoje 70 anos. Fundador e patrono de diversas organizações de caridade e de artes, serviu na Marinha Real Britânica. Depois de Diana de Gales, com quem teve dois filhos, casou em 2005 com Camila Parker-Bowles.

Aquele que é o herdeiro aparente que há mais tempo ocupa esta posição na história britânica e a segunda pessoa mais velha a surgir em primeiro lugar numa linha de sucessão, a seguir à alemã Sofia de Hanover, arrisca-se a ter um reinado curto ou nem sequer a ser rei, uma vez que já deu a entender publicamente que, no decorrer da próxima década, pretende aproveitar os últimos anos da vida mais afastado da vida pública.

Muitos analistas acreditam mesmo que poderá vir a abdicar do trono a favor do filho mais velho, William Arthur Philip Louis, nascido em 1982, um príncipe com uma popularidade superior à do pai. Tímido e solitário em criança, transformou-se num adolescente extrovertido. Playboy no início da idade adulta, somou dezenas de namoradas, apesar dos muitos rumores de homossexualidade que sempre o assombraram.

Defensor da agricultura orgânica, converteu, em 1990, parte de uma fazenda que possui na Cornualha, no sudoeste inglês, numa horta que produz e vende legumes e frutas de produção biológica para todo o Reino Unido. Apesar de hoje viver um casamento sereno com Camila Parker-Bowles, continua a ser associado a Diana de Gales, que pode recordar na galeria de imagens que se segue, com quem casou em 1981, aos 33 anos.