Canção: Never Grow Up

Tema: Processo de amadurecimento

“É uma canção sobre o facto de não saber o que sinto sobre estar a crescer. É complicado. Crescemos sem darmos conta, é um conceito louco porque muitas vezes quando somos novos desejamos ser mais velhos. Todas as noites olho para o público e vejo muitas raparigas da minha idade que estão a passar exatamente pelas mesmas coisas que eu. E, de vez em quando, vejo uma menina, de sete ou oito anos, e gostava de lhe poder dizer isto tudo. […] Escrevi esta canção para essas raparigas.” (The songs of Speak Now, 2012)

Canção: Back to December

Tema: Pedido de desculpas

“É uma canção onde abordo algo pela primeira vez, isto porque nunca pedi desculpa a alguém numa canção. É sobre uma pessoa que foi incrível para mim. Perfeita para mim num relacionamento. Fui imprudente com ele. Esta é uma canção cheia de palavras que lhe diria, que ele merece ouvir.” (The songs of Speak Now, 2012)

Canção: 22

Tema: Juventude

“É uma canção sobre a forma como passei o meu verão quando estava a acabar este álbum [Red]. Estava sempre a sair com os meus amigos. Decidi que adorei ter 22 anos. É a minha idade preferida. Tenho diferentes teorias sobre os anos da minha vida e o seu significado. Foi muito divertido. E decidi escrever uma canção sobre as coisas ridículas e sem sentido que eu e os meus amigos fizemos juntos." (Acoustic Performances from RED Album, 2012).

Canção: Welcome to New York

Tema: Mudança para Nova Iorque

"Quis começar o álbum com esta canção porque Nova Iorque tem sido um cenário e localização importante na história da minha vida nos últimos anos. Sonhei em mudar-me para Nova Iorque, vivia obcecada em mudar-me para Nova Iorque e acabei por o fazer. A inspiração que tenho encontrado nessa cidade é difícil de descrever, difícil de comparar com outra força inspiracional que presenciei na minha vida. É uma cidade eletrizante. E abordei esta mudança com tanto otimismo, olhei para ela [cidade] como um local com um enorme potencial e cheia de possibilidades. E conseguimos ouvir isso refletido nesta música e nesta primeira canção em especial" (Canal de Youtube, 2014)

Canção: Blank Space

Tema: As mentiras escritas pela imprensa

“Nos últimos anos reparei que existe uma sensacionalização e ficcionalização da minha vida pessoal. Criaram o perfil de uma rapariga que é uma serial dater, que viaja com todos os seus namorados. Ela conquista-os mas não os consegue manter porque é demasiado emocional e carente. Depois fica de coração partido porque eles a deixam e como a abandonaram ela vai para o seu covil e escreve canções como forma de se vingar. É um perfil complexo sobre uma pessoa. E pensei no quão interessante é esta personagem. Que se fosse uma pessoa real, com todas estas qualidades e atributos, que canção é que escreveria.” (1989 Secret Sessions, 2014)

Canção: Bad Blood

Tema: Fim de uma amizade

“Foi quando alguém que eu queria desesperadamente que fosse minha amiga e que achei que era minha amiga, acabou por demonstrar de forma muito óbvia que não o era. Foi alguém que eu admirava e de quem ansiava aprovação. Foi devastador receber um golpe baixo dessa pessoa.” (1989 Secret Sessions, 2014)

Canção: Shake It Off

Tema: Críticas

“O sentimento de humilhação é o mesmo quando uma rapariga tem um rumor sobre si espalhado pela escola inteira. O mesmo quando vou às compras e há uma manchete louca sobre mim. E a maneira como temos de lidar com estas questões é a mesma. Temos de aprender a ver as coisas com sentido de humor. […] E em vez de escrever uma canção focada na vitimização quis escrever uma canção alegre e que desse às pessoas uma forma de lidar com a quantidade de situações ridículas que a vida lhes traz.” (1989 Secret Sessions, 2014)

Canção: The Man

Tema: Igualdade de género

“Eu adoro esta música porque há séculos que estou a tentar escrevê-la. Enquanto mulheres, nós lidamos com questões de perceção. Há palavras específicas utilizadas para as mulheres e palavras específicas para os homens se fizermos as mesmas coisas. […] A letra é aquilo que tenho tentado dizer há muito tempo: que as mulheres têm de lidar com isto diariamente. ” (Elvis Duran Show, 2019).

Canção: Miss Americana & The Heatbreak Prince

Tema: Cenário político norte-americano

"Escrevi-a dois meses depois das eleições intercalares, e quis pegar na política e num lugar metafórico onde esta pudesse existir. Pensei num liceu americano tradicional, onde existem uma série de eventos sociais que podem fazer com que nos sintamos completamente alienados. E acho que muitas pessoas do nosso cenário político sentem que nos devíamos juntar debaixo dos beliches e delinear um plano para tornar o mundo melhor" (Rolling Stone, 2019)

Canção: Soon You’ll Get Better

Tema: Doença

“Existe uma música chamada ‘‘Soon You’ll Get Better’’ que foi muito muito difícil de escrever, e foi uma decisão de família se a devíamos incluir no álbum. E acho que canções como esta, que são muito difíceis de escrever emocionalmente, são difíceis de escrever e cantar porque são mesmo honestas.” (Lover’s Lounge, 2019).

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.