Apesar da crise internacional, os primeiros indicadores dizem que a Feira dos Milionários, a decorrer em Munique, na Alemanha, vai ser um sucesso. Tudo o que é luxo está ali à venda: o último Ferrari, um telemóvel de 178 mil euros, charutos envoltos em ouro e, até, o mordomo perfeito!

"Muitos ricos estão decepcionados com os seus assessores financeiros, os bancos e as bolsas, e estão agora decididos a gastar o seu dinheiro em valores tangíveis, coisas de que possam desfrutar nos próximos dez anos, como iates e automóveis", explica Klaas Simon Obma, um dos responsáveis da Feira fundada em 2002 pelo holandês Yves Gijraths, editor de revistas de luxo.

Nem nomes nem preços são revelados a pessoas alheias ao negócio. Com algum cuidado, sabe-se que aquele almofada cravejada de diamantes custa 300 mil euros e que é possível contratar ali um bom mordomo por 250 mil euros ao ano.

A Feira dos Milionários, que este ano se estreou em Munique, realiza-se anualmente em cidades escolhidas a dedo. Já esteve em Moscovo, Amsterdão e Xangai e prepara-se para viajar até Istambul, Nova Delhi e Dubai.