Jane Fonda, atualmente com 79 anos, escondeu durante sete décadas que foi violada em criança. Em entrevista à colega Brie Larson, vencedora do Óscar de Melhor Atriz em 2016, num trabalho para a revista The Edit, a atriz decidiu abrir o coração, revelando que foi violentada ainda antes de atingir a adolescência. «Fui abusada sexualmente na minha infância e fui despedida por não ter querido dormir com o meu patrão», confessou.

«Sempre pensei que a culpa fosse minha», desabafou ainda. «Conheço mulheres que foram violadas e nem sequer têm noção de que o foram», acrescenta a antiga modelo e guru do fitness, que nos últimos anos tem dedicado parte do seu tempo à causa feminista. «Uma das coisas que o movimento das mulheres nos ensinou foi que [as violações e as outras agressões] não foram culpa nossa», afirmou durante a conversa.

Jane Seymour Fonda, filha do ator Henry Fonda, nasceu em Nova Iorque, nos EUA, a 21 de dezembro de 1937. Além de ser atriz, é também escritora, ativista política de esquerda e embaixadora de marcas de beleza como a L'Oréal Paris. Iniciou a sua carreira no cinema em 1960 no filme «Tall Story», ao lado de Anthony Perkins. Veja a galeria de imagens que mostra o ícone de estilo que Jane Fonda continua a ser.

Texto: Luis Batista Gonçalves