O actor britânico Pierce Brosnan, que durante anos deu vida ao agente "Bond, James Bond" na série 007, foi ontem recebido com pompa e circunstância na Casa Branca.

Durante a conversa a sós com o Presidente Barack Obama, o famoso agente secreto defendeu duas causas que lhe são caras: a preservação das baleias e a defesa dos oceanos.

Obama mostrou-se sensível aos argumentos do fiel servidor de Sua Majestade e prometeu tê-los em conta em futuras iniciativas legislativas de protecção da natureza. Uma reunião com o ‘staff' presidencial especializado na matéria encerrou a visita do actor à Casa Branca.

Ontem foi, de resto, um dia dedicado pelo Presidente às questões ambientais. Pouco antes de se encontrar com Brosnan, Obama deu uma recepção no Jardim das Rosas da Casa Branca para anunciar um conjunto de medidas de poupança energética.

Sempre atento às questões que envolvem a indústria de combustíveis do Estado de que é Governador (a Califórnia), também o actor Arnold Schwarzenegger esteve na Casa Branca a ouvir o discurso presidencial e comentou favoravelmente a nova política energética de Obama.

As medidas anunciadas pelo Presidente prevêem uma poupança de quase 2 mil milhões de barris de petróleo por ano e uma redução de 900 milhões de toneladas de emissões poluentes na atmosfera.