Nem sempre é uma vantagem ter "sangue azul" a correr nas veias. Que o digam Afonso, Dinis e Francisca, os três filhos de Dom Duarte de Bragança e Isabel de Herédia, alvos constantes das piadas dos colegas nos pátios da escola.
"Muitas vezes, eles têm de ouvir piadinhas da mau gosto dos coleguinhas e até já tiveram problemas com professores, por terem uma visão histórica diferente", disse ontem a SapoFama o Duque de Bragança.
Os três pequenos filhos do "Rei" já entendem perfeitamente a missão que carregam e, segundo o pai, estão preparados para assumirem os seus postos quando for necessário: "Eles estão a ser educados de acordo com os objectivos da realeza", explicou Dom Duarte.
O Duque de Bragança considera que as aulas de História ministradas nas escolas dão uma visão parcial da realidade. "Todos sabemos que os alunos saem dos liceus sem quase nada saberem", afirmou ele, e por isso os seus três filhos têm lições extra em casa.
Tal aprendizagem doméstica já arranjou problemas a pelo menos uma das crianças. Conta Dom Duarte: "Uma vez, uma professora perguntou ao meu filho, durante uma aula, quais eram as cores da bandeira portuguesa. É claro que o rapaz respondeu azul e branco. A professora não gostou e disse-lhe que estava mal, porque a resposta certa seria verde e vermelho. Ele fez questão de corrigi-la. Afirmou que essas são as cores da república portuguesa e que para ele, monárquico, as cores são outras. E ela teve de calar-se..."
Reis de Portugal em DVD
Dom Duarte fez-nos estas declarações ontem ao fim do dia, em Lisboa, durante a cerimónia de apresentação de uma série documental intitulada "Reis de Portugal". Trata-se de uma colecção de 36 DVD´s de 50 minutos cada, com a narração da vida e obra de todos os monarcas portugueses.
O autor é o coronel Fernandes Henriques e a produção tem a assinatura da Filmes Unimundos II.
Comentários