Os "Homens da Luta", conhecidos pelas suas divertidas intervenções contra o Governo, venceram este sábado o Festival RTP da Canção numa final bem polémica com direito a vaias e debandada de parte do público que enchia a sala do Teatro Camões, em Lisboa.
O conjunto liderado pela dupla de humoristas, os irmãos Nuno ("Jel) e Vasco Duarte ("Falâncio"), venceu no último minuto, contra todas as expectativas e apenas por um ponto.
A vitória da canção de intervenção "A luta é alegria" surpreendeu, inclusive, a apresentadora Sílvia Alberto, que tentou pôr água na fervura e acalmar a plateia: "Os ‘Homens da Luta' ganharam com mérito porque o público em casa votou neles de forma significativa e a reacção da sala poderia ter sido mais simpática com os vencedores", disse ela.
Mas os "Homens da Luta" não baixaram os braços e responderam aos apupos desta forma: "Camaradas, a todos os que gostaram de nós obrigado, aos que não gostaram ainda mais obrigado. A luta é alegria, e nós vamos à Alemanha mostrar que Portugal não é só fado". E lançaram um convite logo de seguida: "Dia 12 de Março vão ter direito a concerto à borla e a manifestação na Avenida da Liberdade. Apareçam!".
Nuno Norte acabou por ser o grande derrotado da noite. O vencedor da primeira edição do concurso "Ídolos" foi o mais votado pelo júri dos distritos. Porém, a pontuação do público que votou por telefone contava 50 por cento para o resultado final. E, aqui, os "Homens da Luta" levaram a melhor arrebatando a pontuação máxima e ultrapassando por um ponto o intérprete de "São os barcos de Lisboa".
Os "Homens da Luta" seguem agora para Dusseldorf, na Alemanha, onde irão representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, que será transmitido a 10 e 12 de Maio (semi-finais) e 14 de Maio (final).(Texto: Inês Costa)
(Fotos: Bruno Raposo/SapoFama)
Comentários