Finalmente, a apresentadora do programa "Fátima", da SIC, resolveu assumir publicamente a sua gravidez e anuncia que vai ser mãe de um rapazinho em Março de 2009.

Num texto intitulado "A minha gravidez" e publicado no seu site (fátima.tv), Fátima Lopes, de 39 anos, afirma que este é "o momento certo para deixar alguns esclarecimentos".

Depois de criticar "especulações publicadas na imprensa" e "alguma invasão" da sua privacidade", a apresentadora diz que se manteve em silêncio durante os quatro primeiros meses de gestação porque queria ter "a confirmação médica" de que "tudo estava bem" com o bebé. "Dada a minha idade, quis aguardar a realização da amniocentese (exame que detecta malformações) e respectivo resultado", escreve ela.

Mais à frente, Fátima Lopes ressalta que "esta é uma gravidez muito desejada" por ela e por Luís Morais, o homem com quem vive há quatro anos.

Mas para que pudesse dar um irmão à Beatriz, de 7 anos, fruto de uma relação anterior, a comunicadora da SIC informa que teve de recorrer a tratamentos contra a infertilidade, no Centro de Genética e Reprodução Dr. Alberto Barros, no Porto.

Ela justifica assim o facto de falar sobre o tema: "Se partilho este facto pessoal, faço-o, em primeiro, por justiça à excelente equipa de profissionais portugueses que nos ajudaram - não estive em Espanha ou no Brasil, como chegou a ser noticiado - e segundo, porque apesar da infertilidade ser um assunto íntimo de cada casal, deve deixar de ser vista como um tabu."

Finalmente, Fátima Lopes agradece o apoio de Nuno Santos, director de programas da SIC, de Manolo Bello, produtor do programa "Fátima", e de todos os fãs que lhe "enviaram mensagens de parabéns".