Curiosas recordações da banda de Liverpool vão ser leiloadas em Londres, no próximo dia 15 de Janeiro, pela casa Bonham. Há objectos para todos os gostos, desde cabides a cartas pessoais, passando por roupas e braceletes.

A jóia da coroa, que pode render entre 350 e 450 mil euros, é uma obra de arte psicadélica criada pelos Beatles para decorar o palco do Festival de Monterrey, na Califórnia, em 1967.Trata-se de uma tela em que, usando tintas e lápis de cores, os músicos falam de vários temas, com especial incidência em paz e amor. Além de frases como "Nós, da Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band queremos paz para Monterrey", a tela tem corações, estrelas, cabeças e as assinaturas de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr.

O dono da peça é Tom Wilkes, ex-director artístico do Festival de Monterrey. Quem arrematar a obra levará também um vídeo, produzido por Wilkes e Terry Doran, em que os quatro Beatles aparecem a pintar o quadro.

Foi confirmado, entretanto, que os dois únicos membros vivos dos Beatles, Ringo Starr e Paul McCartney, voltarão a actuar, embora separados, em Liverpool, cidade inglesa onde a banda nasceu e que este ano é Capital Europeia da Cultura. O concerto de Ringo está aprazado já para amanhã, 12 de Janeiro, e o de McCartney para 1 de Junho próximo.