Ana Garcia Martins usou o seu blogue, ‘A Pipoca Mais Doce’, para comentar “a escandaleira da semana”. A blogger não ficou indiferente à recente polémica sobre uma alegada campanha racista da H&M.

A marca de vestuário divulgou a imagem de uma menino de cor negra com uma camisola onde se lê a frase o “macaco mais ‘cool’ da selva”, mas para Ana Garcia Martins esta campanha foi apenas uma forma de acabar com preconceitos racistas.

“Tenho a H&M como uma marca conscienciosa, com uma forte política de responsabilidade social, empenhada em defender a diversidade e em abolir uma data de preconceitos. Acho, honestamente, que é uma marca que está atenta a todas essas coisas. E, por isso, acredito também que enfiarem um puto preto numa camisola com a palavra 'macaco' foi só uma forma de normalizar a situação, de promover a aceitação e de acabar com um preconceito estúpido, idiota e que reside apenas nas cabeças mais mal formadas.”, explicou a blogger, que não esqueceu a conotação negativa da palavra ‘macaco’.

“Tenho perfeita consciência da conotação da palavra "macaco" quando associada a um negro, nem estou sequer a fingir o contrário ou a dizer que isto é tudo uma parvoíce. É feio, é pesado, é, sobretudo, imbecil. Mas dizer que uma criança preta não deve usar uma camisola com a palavra macaco ou um desenho do mesmo é querer acabar com o preconceito ou é fomentá-lo ainda mais?”, concluiu.