No poupar é que está o ganho e quanto menos gastar, mais vai poupar. É nesta ótica que cada vez mais empresas de comércio a retalho apostam em criar os ditos "cartões de cliente". Estes cartões fazem com que tenha vantagens e benefícios ao pertencer a um clube. Descontos, promoções, prémios e pontos são os mais comuns.

Contudo, nem sempre utilizar os cartões traz algum ganho. Tenha atenção a estas três situações:

As promoções podem não ser vantajosas

Nem sempre a palavra "promoção" significa poupança. Se quer comprar algo na casa das centenas de euros, recomendamos que acompanhe o preço de um ou dois produtos ao longo de semanas. Assim, poderá ver se uma promoção é apenas feita com um preço mais elevado ou se realmente irá poupar.

O planeamento ajuda a conseguir comprar o produto ao melhor preço.

Os pontos podem expirar

Existem alguns cartões com a modalidade de acumulação de pontos. Por cada compra que faça, ganha pontos, que podem ser trocados por produtos ou por vouchers de desconto numa próxima compra.

Contudo, esses pontos podem ter data de validade e, se não os utilizar, pode estar a desperdiçar uma boa oportunidade. Também não vale a pena ir a correr comprar qualquer coisa para gastar os pontos. Assim, o planeamento ajuda-o também a comprar um produto com algum desconto. Veja com antecedência quando os pontos expiram e assim, se não existir nenhuma promoção no momento, pode utilizar os pontos guardados.

Se não usa, não tenha o cartão na carteira

Com a moda dos cartões de fidelização, acabamos por ter a carteira cheia de ferramentas que só usamos uma vez – no dia da primeira compra. Tenha na carteira apenas os cartões de que necessita habitualmente. Assim também diminui a tentação de fazer compras por impulso.

Caso tenha cartões que utilize em compras maiores, pode guardá-los em casa. Assim, quando precisar mesmo deles, irá planear as compras e poderá otimizar o orçamento disponível.

O cartão de fidelização é uma ferramenta para as suas compras habituais, não para aumentar o seu consumo. Utilize o cartão para fazer cumprir o seu orçamento familiar e aproveite a folga orçamental para poupar ou investir. As suas compras serão melhores e a sua carteira agradece.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.