O período de férias é sinónimo de sair do trabalho e de casa para momentos de descanso. Contudo, não é por isso que deixamos para trás os smartphones, as redes sociais ou as plataformas de informação.

Ao deixar os locais onde usa a rede wi-fi com mais segurança, eis algumas das precauções que deve ter durante as férias para poder navegar sem problemas:

1. Evitar as redes wi-fi públicas

Ao ligar-se a redes wi-fi públicas possivelmente não seguras poderá ficar exposto a diversos perigos, pois existem programas que conseguem aceder e retirar informação importante (como é o caso da password, dados de perfis ou dados de compras). Quando estiver em viagem, diminua as vezes que acede a redes wi-fi ou ligue-se a redes de confiança, que possam pedir password, por exemplo. Caso tenha mesmo de consultar algo, use os dados móveis gerindo a utilização mediante a sua disponibilidade.

2. Aceder ao homebanking apenas com rede segura

Também cada vez mais os portugueses usam as apps mobiles ou o desktop para aceder às contas bancárias. A plataforma de homebanking ajuda muito nesta tarefa, podendo ter umas férias confortáveis sem ter que ir muitas vezes ao multibanco fazer pagamentos.

O homebanking tem, por si só, vários mecanismos de proteção que fazem com que esteja protegido sempre que aceder à plataforma, mas em nenhuma situação deve fazê-lo com uma rede de wi-fi pública.

Se tiver uma emergência e tiver de recorrer a um computador externo, lembre-se de desligar a sessão e de limpar o histórico e a cache do seu motor de busca. Podem parecer demasiados passos, mas aceder a um portal com informações sensíveis através de um dispositivo que não é seu merece todas os cuidados e mais alguns.

3. Utilizar password no telemóvel

Sabemos que no local de trabalho ou em casa facilita ter sempre um telemóvel sem código de acesso. Contudo, em viagem, pode ser importante criar uma barreira de acesso à informação que lá tem armazenada.

Pode colocar uma password de padrão ou de número, pelo que deve evitar combinações muito populares, como números seguidos.

Para proteger o acesso às redes sociais, pode criar também uma barreira de acesso ao pedir um código antes de entrar na sua conta de Facebook ou Instagram. A password deve ser forte, com mistura de símbolos, letras e números. Contudo, deve ser fácil de memorizar. Tire alguns minutos para a escolher.

Para passwords deixamos uma última dica: varie. Sabemos que é mais fácil memorizar só uma, mas estará mais vulnerável a acessos perigosos. Escolha diferentes passwords para as diversas plataformas a que costuma aceder.

Em tempo de férias, não se esqueça de proteger os seus dados pessoais de forma estar descansado e em segurança.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.