O presidente do INEM garantiu esta segunda-feira que foram pagos até agora “todos os valores reclamados do passado” pelos trabalhadores, enquanto o pagamento dos subsídios de alimentação dos turnos extra começa a ser pago este mês.
O presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) disse esta segunda-feira que há sete ambulâncias paradas em Lisboa na sequência do protesto dos trabalhadores, no total de 21 daquelas viaturas do INEM na capital.
Cirurgiões dos Estados Unidos realizaram uma operação complexa, a primeira no mundo, em que transplantaram o crânio e o couro cabeludo para um paciente que também recebeu um rim e um pâncreas.
A comissão de trabalhadores denunciou esta segunda-feira que 11 das 17 ambulâncias existentes em Lisboa do serviço do INEM estão paradas devido à recusa dos técnicos em fazer turnos extra, mas o organismo revela que só uma está inoperacional.
O Sindicato dos Técnicos de Ambulâncias de Emergência acusou esta segunda-feira o INEM de querer preencher as escalas de meios com recurso a técnicos de informática e técnicos de logística em substituição dos técnicos de emergência.
O Sindicato dos Técnicos de Ambulâncias de Emergência exige a demissão do presidente do INEM, Paulo Amado de Campos, na sequência do conflito laboral naquele instituto, com a recusa ao trabalho em horas extraordinárias.
O Sindicato dos Médicos do Norte anunciou a realização de uma greve, nos próximos dias 18 e 19, no IPO/Porto para protestar contra a ilegalidade de os médicos “continuarem impedidos de cumprir o descanso compensatório, após o trabalho noturno”.
Um estudo sobre contraceção em Portugal concluiu que mais mulheres usam um método contracetivo, sendo atualmente 94%, havendo uma redução na utilização da pílula com o aumento da tendência de meios menos dependentes da utilizadora.
A Coreia do Sul registou a sexta vítima mortal devido à Síndrome Respiratória do Médio Oriente (MERS-CoV), com 23 novos casos de infetados pelo novo coronavírus, informaram esta segunda-feira as autoridades.
A Ordem dos Médicos manifestou “enorme preocupação” com os resultados do estudo que indicam que 65% dos médicos em formação ponderam emigrar, considerando que tal de deve à degradação das condições de trabalho no Serviço Nacional de Saúde.
Cerca de 65% dos médicos que frequentam o internato da especialidade em Portugal ponderam emigrar após concluída a formação, segundo um estudo realizado por médicos de todo o país através de inquéritos a 15% de todos os internos.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) garantiu em comunicado que a emergência médica está assegurada esta segunda-feira em Lisboa e que participará ao Ministério Público quem contribuir para colocar em risco o socorro urgente a pessoas.
Dezassete regiões do país apresentam esta segunda-feira risco muito alto e alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
As temperaturas vão descer gradualmente a partir de hoje, dia em que poderão ocorrer aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de granizo e trovoadas, disse à agência Lusa a meteorologista Madalena Rodrigues.
O ministro da Saúde enalteceu hoje o papel pioneiro do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) na internacionalização da saúde, na alocução feita antes da entrega da Comenda da Ordem de Mérito ao presidente daquela unidade, Martins Nunes
O sindicato dos enfermeiros e a ARS de Lisboa estão em conflito quanto aos momentos em que estes profissionais devem picar o ponto nos Centros de Saúde, sendo que sindicalistas aguardam há meses uma reunião com aquela autoridade.
A adesão à greve nacional dos enfermeiros foi de 80% nos três turnos do primeiro dos dois dias da contestação, e hoje, no turno da manhã, foi de 81%, avançou fonte do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.
Dez regiões do continente, o Funchal (Madeira), Santa Cruz e Ponta Delgada (Açores) apresentam hoje risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Portugal quer aumentar em 30% a esperança de vida saudável aos 65 anos em 2020, assumindo como fundamental ter programas que intervenham no grupo etário dos 50 a 60 anos.
Os pólenes vão estar em níveis muito elevados em Vila Real, Castelo Branco e Évora e elevados em Lisboa, Porto e Coimbra, de 5 a 11 de junho, estimou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).
Moçambique gasta anualmente 350 milhões de dólares (cerca de 300 milhões de euros) no combate à SIDA e mais de 50% do valor é destinado ao tratamento antirretroviral, noticiou o jornal O País, citando dados oficiais.
Nos últimos três anos os pedidos de ajuda relacionados com o consumo de canábis suplantaram os ocasionados pelo uso da heroína ou da cocaína, sendo essa a “grande mudança” no que diz respeito à droga.
A greve nacional dos enfermeiros registou durante a manhã uma adesão entre os 70% e os 80%, mantendo os níveis registados já no primeiro turno (80%), o que traduz a “enormíssima insatisfação” destes profissionais, segundo o sindicato do setor.