Os avanços científicos e tecnológicos nas neurociências podem vir a ser usados para potenciar capacidades de pessoas saudáveis, disse hoje à Lusa o professor Anjan Chatterjee, da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, alertando para as suas implicações éticas.
Para responder a esta questão, amanhã, quarta-feira, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, recebe um evento que conta com a presença de Giulia Veronesi, especialista italiana em cirurgia robótica.
Um estudo coordenado pela Unidade de Investigação em Epidemiologia, do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) concluiu que a síndrome de burnout afeta todos os profissionais que trabalham em hospitais, independentemente da função que desempenham.
O Centro Hospitalar do Médio Ave, em Vila Nova de Famalicão, "recorreu para a instância seguinte" do acórdão do Supremo Tribunal Administrativo que o condenava a pagar uma indemnização de 295 mil euros por negligência num parto, adiantou fonte hospitalar.
Investigadores da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) estão a estudar os efeitos do consumo de canabionóides sintéticos e da canábis nas células uterinas e da placenta, que pode ter um impacto negativo na saúde reprodutiva.
A Ordem dos Médicos (OM) alerta para a falta de médicos no Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego, que ameaça cerca de 30 mil utentes de ficarem sem médico de família.
A comissão parlamentar de Saúde realiza hoje uma audição pública, requerida pelo PCP e pelo PS, com oito especialistas sobre o surto de sarampo e vacinação.
Mais de 100 mil doentes com sida estão sem tratamento com antirretrovirais na Venezuela, denunciou na segunda-feira o médico Carlos Pérez, do Hospital José Gregório Hernández, em Cátia, Caracas.
Um jovem norte-americano, designado o 'jovem da affluenza', saiu ontem da prisão, depois de cumprir uma pena de dois anos, por um quádruplo homicídio involuntário, quando conduzia embriagado, o que deixou os Estados Unidos em choque.
A Plataforma Cívica para um Hospital Pediátrico em Lisboa, em conjunto com a Liga dos Amigos do Hospital Dona Estefânia, vai realizar a 7ª Corrida/Caminhada - Festa Dona Estefânia no dia 6 de maio, na Avenida Brasília, em Lisboa.
Bruno tem 11 anos, é autista e desenha como muita gente grande não o faz. E foi precisamente com um desenho do meio ambiente que conseguiu o 2º lugar, a nível nacional, do 17º Concurso Internacional de Desenhos Infantis sobre o Ambiente, subordinado ao tema “Terra Azul - para quem?” em 2016. Recuper
A Organização Mundial da Saúde (OMS) já tinha alertado no ano passado para o aparecimento de uma estirpe perigosa de gonorreia resistente a antibióticos. Agora, um grupo de médicos britânicos anunciou ter em mãos o caso "mais grave" alguma vez detetado desta doença sexualmente transmissível.
Estudo conduzido por cientistas norte-americanos mostra que ratinhos obesos têm 25% menos papilas gustativas do que animais magros. Fenómeno é causado pelo efeito inflamatório gerado pela acumulação de gordura visceral.
Patrícia Monteiro descobriu que é possível reverter alguns comportamentos ligados ao autismo na idade adulta, como o défice de interação social e os movimentos repetitivos. Para aí chegar, identificou uma associação entre o espectro do autismo e o gene Shank3. Esta segunda-feira, 2 de abril, assinal
O surto de sarampo registou mais um caso, nas últimas 24 horas, elevando para 85, dos quais apenas um se encontra hospitalizado, anunciou este domingo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O diretor do serviço de neurologia do Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, adiantou este sábado à agência Lusa que cerca de 300 doentes são internados por ano no maior hospital dos Açores devido a Acidente Vascular Cerebral (AVC).
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) registou no ano passado 3.138 casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), que foram encaminhados para a Via verde do AVC, o que representa uma média de nove casos por dia.
A Unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) do Hospital de S. Teotónio, em Viseu, que completa no sábado dez anos de existência, já acolheu 2.691 doentes, mas as suas oito camas são consideradas insuficientes para as necessidades.
Menos de metade dos portugueses considerava-se bem de saúde em 2016 e mais de 40% achava que tinha uma doença crónica ou prolongada, referem dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados esta quinta-feira.