O serviço de urgência do hospital do Barreiro tem estado, nos últimos dias, em sobrelotação, com o dobro dos doentes em observação em relação à sua capacidade, segundo a Ordem dos Enfermeiros e profissionais da unidade.
Os hospitais vão receber, no início deste ano, os primeiros medicamentos derivados do plasma, resultante das dádivas benévolas de sangue colhidas em Portugal, anunciou hoje o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST).
O dirigente do Sindicato de Todos os Professores (STOP), André Pestana, exigiu a retirada de amianto das escolas, “substância comprovadamente cancerígena”, que afeta alunos, professores e funcionários de diversos estabelecimentos de ensino".
Mais de quatro mil novos médicos internos começaram esta semana a sua formação médica no Serviço Nacional de Saúde (SNS), mais de metade deles distribuídos pelo Norte e pela região de Lisboa e Vale do Tejo.
O grupo José de Mello Saúde considerou hoje “insustentável” continuar a assumir integralmente os custos do tratamento no Hospital de Braga de doentes com HIV, esclerose múltipla e hepatite C.
A Ordem dos Médicos Dentistas defende o alargamento dos cheques dentista a todas as crianças a partir dos dois anos, sublinhando que mais de 60% das crianças menores de seis anos nunca foi a um dentista.
As bicicletas partilhadas da rede Gira já contabilizaram mais de um milhão de viagens e há atualmente mais de 19 mil “passes anuais ativos”, segundo a EMEL – Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa.
A Unidade Móvel de Saúde (UMS) de Proença-a-Nova realizou 2.921 atendimentos em 2018, dos quais 324 correspondem a utentes que usaram o serviço pela primeira vez, divulgou hoje o município local.
Oficialmente viveu 122 anos. No entanto, uma nova teoria apresentada por investigadores russos acerca da longevidade da francesa Jeanne Calment gera interesse e controvérsia na comunidade científica.
O Sindicato Independente dos Médicos considerou hoje que os hospitais de Portalegre e Elvas não são “viáveis”, sustentando que em 2018 efetuaram concursos para aquisição externa de serviços médicos num valor superior a 5,6 milhões de euros.
A Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE) vai desconvocar o primeiro de dois períodos de greve que tinham início este mês, uma forma de “criar espaço para as negociações” com o Governo.
O Governo da Madeira pagou 400 milhões de euros de dívidas do Serviço Regional de Saúde (SESARAM) em 2018, indicou hoje o chefe do executivo, vincando que, simultaneamente, foram feitos "investimentos significativos" no setor.
O algoritmo desenvolvido por uma consultora portuguesa tem em consideração milhões de dados sobre o contexto religioso, social, político e económico de cada país.
O Hospital Central de Maputo (HCM), o maior do país, registou este mês dez casos de suicídio, anunciou a instituição, que exortou a população a ficar atenta a comportamentos de risco no seio familiar.
A greve dos enfermeiros em blocos operatórios, que terminou na segunda-feira, levou ao adiamento de 10 mil cirurgias, disse à agência Lusa a presidente da Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE), Lúcia Leite.
Os tratamentos termais vão voltar a ser comparticipados pelo Estado no próximo ano, tendo como limite máximo 95 euros por utente, segundo uma portaria hoje publicada em Diário da República.
A greve dos enfermeiros em blocos operatórios chega hoje ao fim, uma paralisação que durou mais de um mês, colocou o setor da saúde em convulsão e provocou o adiamento de mais de 10 mil cirurgias, segundo os sindicatos.
A Associação Portuguesa de Hospitalização Privada disse hoje que alguns prestadores admitem deixar de ter convenção com a ADSE, após esta ter exigido 38 milhões de euros por excessos de faturação, e pediu ao Governo a anulação desse processo.
A noite da passagem de ano será fria, sem nebulosidade e com vento fraco em todo o país, com exceção do grupo central dos Açores, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA),
Mais de 180 enfermeiros do Centro Hospitalar Lisboa Central avançaram com uma ação conjunta em tribunal para exigir o reposicionamento remuneratório e ver reconhecidos todos os anos de trabalho desde a última progressão na carreira, há 10 anos.