A presidente da Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa (AEOP) alertou hoje para a necessidade de criar esta especialidade, destacando o “papel determinante” para doentes e famílias.
O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) já recebeu o pedido e vai dar o seu parecer sobre os projetos de lei de despenalização da eutanásia, entregues no parlamento pelo BE, PAN e PS.
A ministra da Saúde garantiu hoje que “nada inibe” os hospitais de fazerem novas contratações, em articulação com o ministério, apesar do despacho governamental que impede as unidades de saúde de aumentar o número de trabalhadores em 2020.
A Iniciativa Liberal recomendou hoje ao Governo que não implemente a "obrigatoriedade de permanência dos médicos no Serviço Nacional de Saúde após formação especializada", uma medida que o partido considera "absolutamente inaceitável" porque limita o direito à escolha livre.
Vinte novas unidades de saúde familiar poderão ser criadas ainda este ano e outras 20 passam a modelo B, que é o mais exigente, com maior autonomia e com mais incentivos financeiros, anunciou hoje a ministra da Saúde.
Cerca de nove mil crianças ou jovens em risco foram sinalizados em 2018 através de uma rede de equipas multidisciplinares existentes em todos os centros de saúde e hospitais com pediatria, um modelo elogiado pela Organização Mundial de Saúde.
Mais de 60% da população do Zimbabué está em situação de insegurança alimentar, de acordo com as conclusões de uma missão das Nações Unidas ao país, outrora considerado o celeiro de África.
Portugal tem uma esperança de vida de 81,6 anos, acima da média da União Europeia (80,9), mas 600 mil utentes não tinham médico de família no início deste ano, segundo um relatório hoje divulgado em Bruxelas.
Os doentes oncológicos em tratamento vão ter ainda este ano uma linha telefónica para onde ligar fora dos horários dos serviços de oncologia, um projeto conjunto da Sociedade Portuguesa de Oncologia e do SNS24.
O presidente do conselho nacional de Ética admitiu hoje ter "sinceras dúvidas" que o referendo seja o "instrumento mais útil" em democracia para ouvir "a maioria das pessoas", questionado sobre uma eventual consulta sobre a eutanásia.
As autoridades angolanas manifestam-se preocupadas com a utilização do plástico no país e pretendem reduzir o seu uso, sobretudo devido aos seus efeitos nocivos para a saúde humana, anunciou hoje fonte oficial, apontando alternativas biodegradáveis.
Metade das mulheres com VIH/sida na Europa são diagnosticadas tardiamente, um problema que afeta sobretudo as mais velhas, a partir dos 40 anos, que recebem o diagnóstico quando o sistema imunitário já começa a falhar.
O presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia defende que deve haver maior informação, clareza e transparência por parte das autoridades que avaliam os medicamentos e que estas comissões de avaliação devem ter peritos externos.
A Entidade Reguladora da Saúde aponta vários problemas na prestação de saúde a cidadãos estrangeiros, com destaque para a recusa ao atendimento a uma menina de 2 anos, com suspeita de meningite, por se encontrar de férias.
A Entidade Reguladora da Saúde concluiu que houve “deficiências graves na prestação de cuidados de saúde de qualidade e em tempo adequado” a um paciente oncológico do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) que esperou demasiado tempo por exames.
A oposição trabalhista acusou nesta quarta-feira os conservadores de conduzir "negociações secretas" com os Estados Unidos para vender às empresas americanas o sistema de saúde britânico, como parte de um futuro acordo comercial pós-Brexit.
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) considerou não estar a ser cumprido o direito das utentes à Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG) no Centro Hospitalar do Oeste (CHO) e emitiu uma instrução para acabar com as “barreiras” ao processo.
O secretário-geral comunista condenou hoje a "diabolização do Serviço Nacional de Saúde (SNS)" e a "fuga para a frente" do Governo no caso das urgências pediátricas do Hospital Garcia de Orta, Almada.
O primeiro-ministro, António Costa, comprometeu-se hoje a apresentar "muito brevemente" a programação dos investimentos na saúde para a legislatura, incluindo a "redução sustentada do nível de suborçamentação", em resposta à líder do BE, Catarina Martins.
Portugal registou, em 2018, 261 mortes em doentes infetados com VIH, 142 dos quais já com sida, a fase mais avançada da doença, a maioria homens, com a idade mediana de 53 anos, revela um relatório hoje divulgado.
O encerramento na manhã de hoje da Unidade de Saúde Familiar de Miranda do Corvo, no distrito de Coimbra, ficou a dever-se a baixa médica dos técnicos administrativos, justificou a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).
Uma equipa de seis elementos do Centro de Cirurgia Cardiotorácica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizou 19 intervenções cirúrgicas em Moçambique, no âmbito da 20.ª Missão Cirúrgica Humanitária em Maputo, foi hoje anunciado.
Cerca de mil pessoas estão a fazer profilaxia pré-exposição da infeção por VIH (PrEP), a maioria homens, muito escolarizados e que vivem nas grandes cidades, segundo o relatório "Infeção VIH e SIDA – situação em Portugal em 2019".
A Unidade de Saúde Familiar de Miranda do Corvo, no distrito de Coimbra, reabriu hoje às 12:00, depois de encerrada desde as 08:00 por falta de assistentes administrativos, constatou a agência Lusa no local.