Angola está entre os 13 países africanos onde o vírus vivo atenuado pela vacina oral da poliomielite reproduz-se nos intestinos, é excretado nas fezes para o ambiente e crianças que não são imunizadas podem infetar-se, segundo a OMS.
A semana começa com uma descida das temperaturas mínimas entre 2 a 8 graus Celsius, em especial no nordeste transmontano e beira alta, e sem precipitação, disse hoje à Lusa a meteorologista Maria João Frada.
Um projeto de equitação terapêutica, em Matosinhos, há um ano que ajuda idosos sobreviventes ao cancro, na maioria mulheres, a ter uma vida melhor e a realizar sonhos, trabalhando os aspetos físicos e emocionais.
A ministra da Saúde garantiu este sábado que a auditoria que analisou os procedimentos que desencadeiam o internato médico, nomeadamente a atribuição de idoneidade e capacidades formativas, é apenas o início do trabalho que irá corrigir o processo.
Os sistemas informáticos de suporte às receitas eletrónicas vão ser desligados entre as 14:00 horas de sábado e as 08:00 horas de domingo, alertou a Associação Nacional de Farmácias, pedindo aos doentes para tentarem aviar antes as receitas.
A avaliação das capacidades de formação de médicos no SNS tem sido subjetiva e pouco documentada, segundo uma auditoria externa e independente, que aponta falhas no processo, nomeadamente à Ordem dos Médicos.
O número de jovens médicos sem acesso a formação especializada vai aumentar porque nas atuais condições das unidades do SNS será difícil manter o crescimento das vagas para especialização, estima uma auditoria externa.
Portugal regista 60 mil a 70 mil novos casos de diabetes todos os anos - a maioria do tipo II - e cerca de 8% da população está registada como tendo a doença, disse esta sexta-feira a diretora do Programa Nacional para a Diabetes.
Pelo menos 129 pessoas morreram devido à doença de dengue no Bangladesh, onde foram registados este ano mais de 100 mil casos, avançaram hoje as autoridades daquele país asiático, reiterando que este é o pior surto de sempre.
A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou hoje que já está a decorrer uma investigação à morte de 17 mulheres durante a gravidez, parto e pós-parto, em 2018, e que espera apresentar os resultados até final do ano.
Trabalhadores das cantinas e bares dos hospitais manifestaram-se hoje contra a falta de condições de trabalho, alertando que estão a pôr em causa a segurança alimentar.
Uma campanha de vacinação contra a gripe para as pessoas sem-abrigo de Lisboa irá decorrer na próxima semana, durante o dia e parte da noite, nos equipamentos de alojamento e em unidades móveis, anunciou hoje a autarquia.
A eutanásia regressa ao debate no parlamento no próximo ano e um dos calendários possíveis é o primeiro trimestre de 2020, segundo deputados dos partidos com projetos sobre morte medicamente assistida, BE, PAN e PS.
O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) refutou hoje as acusações do Bloco de Esquerda sobre o alegado incumprimento dos direitos dos trabalhadores, esclarecendo ter cumprido na lei no processo de integração dos 240 precários.
O Centro Hospitalar de São João inicia no domingo em Braga, Viana do Castelo e Porto um projeto que visa permitir a doentes crónicos que habitualmente têm de levantar medicamentos no hospital poderem fazê-lo em farmácias da sua área.
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai voltar a auscultar os trabalhadores, na segunda edição do orçamento partilhado, que no ano passado permitiu a criação de um ginásio no hospital de Santo André.
O Governo fixou como meta a contratação, até 2023, de mais 5.000 investigadores-doutorados, incluindo a integração de 1.500 na carreira, segundo o novo acordo de legislatura com as universidades e os institutos politécnicos públicos, hoje divulgado.
A exposição aos ruídos não audíveis pode causar patologias graves à população residente nas imediações de parques eólicos, concluiu um investigador em questões ambientais.
Quase metade dos hospitais públicos não têm uma equipa multidisciplinar organizada para seguir as famílias com cancro hereditário, conclui um inquérito que será divulgado no 16.º Congresso Nacional de Oncologia, que decorre até sábado no Estoril.
Um grupo de trabalho criado pelo Ministério da Saúde defende que os serviços de urgência nos hospitais passem a funcionar com equipas fixas e propõe a criação da especialidade de medicina de urgência e emergência.
Os hospitais devem ter uma consulta não programada para casos que não são verdadeiras urgências, propõe um grupo de trabalho criado pelo Governo, sugerindo que doentes triados com azul ou verde sejam encaminhados da urgência para outros serviços.
Os serviços de urgência são "terra de ninguém", metade dos episódios que atendem não são verdadeiras urgências, mas continuam erradamente a ser a porta de entrada no SNS, segundo um diagnóstico feito por um grupo de trabalho nomeado pelo Governo.
A presidente da Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa (AEOP) alertou hoje para a necessidade de criar esta especialidade, destacando o “papel determinante” para doentes e famílias.
O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) já recebeu o pedido e vai dar o seu parecer sobre os projetos de lei de despenalização da eutanásia, entregues no parlamento pelo BE, PAN e PS.