O nome sugere a comparação com o brinquedo que consiste em peças que se encaixam para formar estruturas mais complexas e os investigadores afirmam que este é só o começo, antecipando-se que se chegue a outros cinco ou dez "'Legos' biológicos".

10 alimentos que lhe devolvem anos de vida
10 alimentos que lhe devolvem anos de vida
Ver artigo

Servem para fornecer energia aos seres humanos e a todas as outras formas de vida, construindo as proteínas que os compõem, e de acordo com o estudo publicado no boletim da Academia Nacional das Ciências norte-americana, conhecê-las pode levar a progressos na engenharia biomédica e em outras áreas.

Entre elas, o "desenvolvimento de catalisadores energéticos e industriais - proteínas e enzimas que, como robôs incansáveis, podem provocar reações químicas e transferir energia para desempenhar tarefas". Falta agora perceber como é que se juntam para criar moléculas mais complexas.

10.000 proteínas analisadas

Os cientistas chegaram aos quatro "'Legos' da vida" analisando mais de 10.000 proteínas, recolhendo dados sobre a sua estrutura atómica em 3D.

"Compreender estes elementos e como se ligam uns aos outros nas proteínas pode ajudar-nos a entender como criar novos catalisadores que poderão separar os elementos da água", entre outras utilizações, afirmou um dos co-autores do estudo, Paul Falkowski, do laboratório de Biofísica Ambiental e Ecologia Molecular.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.