Um médico cubano que contraiu Ébola durante a sua estada na Serra Leoa será transferido para Genebra, na Suíça, para receber tratamento, segundo uma nota oficial divulgada hoje.
Na Índia, o Governo colocou de quarentena um jovem que conseguiu curar-se do vírus Ébola na Libéria e que testou negativo em amostras de sangue à chegada a Nova Deli, apesar de ter registado testes positivos ao sémen, informaram fontes oficiais.
Um total de 748 milhões de pessoas não possuem acesso a água potável de forma sustentada em todo o mundo e calcula-se que outros 1.800 milhões usem uma fonte que está contaminada com fezes, refere um relatório hoje divulgado pela Organização Mundial de Saúde.
As autoridades registaram até ao momento oito casos suspeitos de Ébola em Portugal, nenhum deles confirmado como a doença que já matou mais de 5.000 pessoas desde o início do surto, em fevereiro.
O ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, mostrou-se esta terça-feira convencido de que “a culpa não morrerá solteira” no que respeita às vítimas do surto de ‘legionella’ registado em Portugal.
O Centro de Acolhimento João Paulo II, de Coimbra, prevê um aumento de "pelo menos" 20% em 2014 no número de famílias apoiadas e rejeita a ideia de que a crise tenha acabado.
Sete distritos do continente e a Madeira estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva forte, segundo informação disponível às 07h15 na página da Internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
O afogamento é uma das principais causas de morte no mundo, com cerca de 372.000 mortes por ano, sublinha a Organização Mundial de Saúde, que apela à tomada de medidas de prevenção, nomeadamente para os jovens.
O receio de um surto de Ébola levou as autoridades do Mali a colocarem quase de 600 pessoas sob vigilância, numa altura em que o país luta para conter o vírus.
Todos os dias nove crianças, em média, sofrem uma queda com consequências graves, acidente que matou 109 crianças e jovens em Portugal nos últimos 14 anos, revela um estudo da Associação para a Promoção da Segurança Infantil.
A reabertura, esta manhã, dos equipamentos desportivos das freguesias de Vila Franca de Xira mais afetadas pela legionella trouxe alguma normalidade ao quotidiano dos moradores, que exigem agora saber quem foram os responsáveis pela propagação do surto.
O presidente do MD Anderson Cancer Center da Universidade do Texas, considerado um dos maiores centros de tratamento, investigação e educação médica em oncológica, vai estar na quarta-feira no Porto para propor parcerias de investigação na área do cancro.
O interior do país, que há anos luta por atrair médicos, tem que disputar os clínicos com o litoral português mas agora também com outros países, como a França, de onde chegam propostas com salários superiores.
Sete artistas plásticos de Beja e portadores de paralisia cerebral vão expor, a partir de terça-feira, numa galeria de arte da cidade, 23 quadros de pintura com as suas visões artísticas do quotidiano.
Autoridades da saúde voltam a pronunciar-se esta segunda-feira sobre o estado do surto. No sábado, subiu para oito o número de vítimas mortais da legionella. A última morte aconteceu no hospital de Vila Franca de Xira. Uma mulher de 89 anos acabou por não resistir à bactéria.
O Tribunal da Instância Central de Lisboa manteve esta sexta-feira a absolvição do farmacêutico e da técnica de farmácia, acusados de terem provocado cegueira a seis doentes do Hospital de Santa Maria, em 2009, na sequência da administração de um medicamento.
Quarenta e quatro doentes com legionella estão internados nos cuidados intensivos da região de Lisboa e Vale do Tejo, dos quais 27 com ventilação assistida, segundo dados da Administração Regional de Saúde.
A professora catedrática Maria Amélia Ferreira, esta sexta-feira empossada diretora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, defendeu o imperativo de incluir a humanização e a medicina social como “espaços de formação inadiável”.
O ministro da Saúde, Paulo Macedo, afirmou que a resposta dada pelos profissionais de saúde ao surto de legionella é “um sinal de vitalidade” e "um desafio" que o Serviço Nacional de Saúde soube responder.
Lili é intérprete de língua gestual, nasceu numa família de surdos, sem o ser, e acalenta o sonho de construir um lar ou centro de dia que acolha pessoas com esta limitação. Enquanto sonha, ensina a linguagem dos gestos.
Um responsável da Organização Mundial de Saúde explicou que existem apenas alguns medicamentos suscetíveis de serem testados contra a febre hemorrágica ébola e sobretudo poucos centros suficientemente fiáveis para realizar os ensaios na África Ocidental.
A adesão dos enfermeiros à greve rondava os 70% ao final da manhã, um número pouco rigoroso devido a um despacho ministerial que o sindicato considera “uma trapalhada” e que levou os hospitais a chamar profissionais durante a manhã.