A agência francesa do medicamento (ANSM) fez uma advertência a médicos e pacientes sobre riscos decorrentes do uso do ibuprofeno e do cetoprofeno, que podem agravar infeções em tratamento, e pediu uma investigação a nível europeu.
O secretário de Estado para a Saúde Pública angolano assumiu, em Benguela, litoral centro de Angola, que o país tem um défice de 2.225 unidades de saúde, admitindo que as 1.175 em funcionamento são insuficientes.
O Governo promove hoje a entrega simbólica do antigo edifício do Ministério da Educação, na avenida 5 de Outubro, em Lisboa, para o Plano Nacional de Alojamento para o Ensino Superior (PNAES).
A despesa com anticoagulantes no Serviço Nacional de Saúde cresceu 25% em 2018, ultrapassando os 100 milhões de euros, uma subida que a Sociedade Portuguesa de Cardiologia saúda, sobretudo nos novos anticoagulantes, que considera mais cómodos, eficazes e seguros.
Um manifesto europeu defende a criação de metas de vacinação para a Europa, recomendando uma taxa de 95% da vacina contra o sarampo até 2020, numa altura em que a OMS alerta para o aumento do número de casos.
Um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), que envolveu mais de cinco mil crianças da Área Metropolitana do Porto, concluiu que a obesidade infantil em Portugal “continua a aumentar”, revelou hoje a responsável.
Os distribuidores de medicamentos decidiram suprimir, nalguns casos, a segunda e a terceira entrega diária de medicamentos nas farmácias, devido à greve dos motoristas dos transportes de matérias perigosas que está a condicionar o acesso ao combustível.
O Ministério da Saúde esteve mais de seis meses sem divulgar o relatório do grupo independente que analisou a gestão das listas de espera e que concluiu que houve limpeza de doentes e mecanismos indevidos para marcar datas de cirurgias.
O bastonário dos Médicos lamenta que nunca tenha sido esclarecida a situação dos mais de 2.600 doentes que morreram em 2016 enquanto esperavam por uma cirurgia e considera que seria matéria para intervenção do Ministério Público.
O coordenador do grupo criado pelo Ministério da Saúde para avaliar a gestão das listas de espera na saúde considera “uma situação grave” haver doentes que foram “simplesmente eliminados das listas de espera” para consultas.
A Administração do Sistema de Saúde "limpou" doentes das listas de espera para consultas, numa altura em que era presidida pela atual ministra, e foram usados indevidamente mecanismos para alterar datas de inscrição de utentes para cirurgia.
Os critérios "políticos" para definir os tempos máximos de resposta em consultas e cirurgias podem penalizar os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), com um aumento de envio de doentes para o setor privado e social.
Uma nova equipa do Instituto Nacional de Emergência Médica foi hoje mobilizada para Moçambique para render os profissionais que estava em Mafambisse a apoiar as vítimas do ciclone Idai, anunciou hoje o INEM.
O BE apresentou hoje como alterações à proposta da Lei de Bases da Saúde os pontos acordados com o Governo, como o fim das parcerias público-privadas e de taxas moderadoras nos cuidados primários e nos atos prescritos por profissionais.
A presidente da Comissão Nacional de Cuidados Paliativos reconhece que ainda há muito a fazer nesta área, mas sublinha que Portugal está a meio do objetivo quanto ao número de camas, com mais de 200.
Um estudo realizado por estudantes da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) concluiu que a maioria dos estudantes universitários acredita que o seu estado de saúde está relacionado com os alimentos que ingere.
Os distribuidores farmacêuticos querem ser incluídos na lista de entidades prioritárias para abastecimento de combustível e manifestam preocupação com o impacto da greve dos motoristas de matérias perigosas na área do acesso ao medicamento.
Um grupo de investigadores da Universidade de Macau (UM) afirma que "descobriu o segredo da regeneração do tecido ósseo" a partir de uma orquídea, anunciou hoje a instituição em comunicado.
O fim de semana de Páscoa vai ser de aguaceiros no Continente, com uma subida gradual da temperatura até sábado e ligeira descida nos dias seguintes, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A concelhia de Aveiro do Bloco de Esquerda (BE) denunciou hoje a aplicação ilegal do herbicida glifosato num jardim público da cidade, adiantando que irá comunicar o caso às entidades judiciais.
A Direção-Geral da Saúde irá submeter dentro de poucas semanas os relatórios técnicos sobre as três vacinas aprovadas pelo parlamento para incluir no Programa Nacional de Vacinação, estimando que terão um custo anual de cerca de 15 milhões de euros.
A Ordem dos Psicólogos enviou uma carta aberta ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em que alerta para períodos de espera por uma consulta de psicologia acima dos quatros anos.
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, afirmou que não foram identificadas causas que expliquem o aumento da mortalidade infantil em 2018, tudo indicando que será um fenómeno multifatorial.