Siga as últimas notícias sobre educação, escolas e pedagogia. Aqui encontra informação essencial para as todas as famílias com crianças e adolescentes.
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) detetou no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia, distrito do Porto, dois menores de nacionalidade italiana que tinham sido raptados pelo pai, em França, informou hoje aquele organismo.
O número de casais com ambos os elementos inscritos nos centros de emprego recuou 4,9% em maio face ao mesmo mês de 2020, para 6.437, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Apenas 3% dos refugiados em todo o mundo conseguem aceder ao ensino superior, alertaram hoje as Nações Unidas (ONU), através de um concurso de eloquência para refugiados, realizado no Museu da Imigração, em Paris.
A pandemia de covid-19 mostrou "a vulnerabilidade e a falta de proteção das mulheres e quão pouco as sociedades se preocupam realmente em proteger elementos-chave em matéria de segurança", considera Edit Schlaffer, diretora-executiva da Women without Borders.
Viana do Castelo, 18 jun 2021 (Lusa)- O vice-presidente da Comissão Europeia Margaritis Schinas disse hoje em Viana do Castelo que "chegou o tempo" de a geração Erasmus ajudar a Europa a defender-se dos inimigos que querem fazer crer que a União Europeia não tem futuro.
O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, apelou hoje ao uso “até ao tutano” do programa Erasmus+ 2021-2027, considerando que se trata de uma “ferramenta fundamental e poderosíssima” para a internacionalização e competitividade.
Casos em que uma criança esteja desaparecida dos seus pais durante um longo período de tempo pode ter um potencial traumático, afirmam especialistas, apontando para possíveis manifestações desse trauma a partir de alterações comportamentais.
O ministro da Educação admitiu hoje que o atual e o anterior anos letivos “não foram perfeitos”, por causa da pandemia de covid-19, mas elogiou as escolas por terem dado as “melhores respostas” em tempos de crise.
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Idanha-a-Nova está "a analisar e a acompanhar" o caso do menino de dois anos e meio que esteve desaparecido mais de 30 horas naquele concelho.
A criança de dois anos e meio que esteve desaparecida, desde quarta-feira, no concelho de Idanha-a-Nova, encontra-se "bem e livre de perigo", mas vai manter-se internado para estabilização, disse hoje à agência Lusa a diretora clínica do Hospital Amato Lusitano (HAL).
O ano letivo termina hoje para os 9.º, 10.º e 11.º anos com “alunos e professores exaustos” e diretores a admitirem que a pandemia e o ensino remoto voltaram a impedir que todas as aprendizagens se realizassem.
O encerramento do balcão “Nascer Cidadão”, durante a fase mais crítica da pandemia, impediu o registo de bebés nascidos nessa altura e essas crianças podem, no limite, ser alvo de tráfico, noticia hoje a rádio TSF.
As escolas devem começar já o processo de recolha e reutilização dos manuais escolares dos alunos, um processo que deverá estar concluído até ao final de julho, anunciaram hoje os serviços do Ministério da Educação.
O menino de dois anos e meio que esteve desaparecido desde quarta-feira, no concelho de Idanha-a-Nova, encontra-se consciente, lúcido e bem-disposto e vai ficar internado por "precaução" e "para estabilizar um quadro de desidratação", informou o Hospital de Castelo Branco.
Dezenas de voluntários, muitos deles estrangeiros, estão a participar nas buscas a uma criança de dois anos e meio que está desaparecida desde quarta-feira em Proença-a-Velha, no concelho de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco.
A GNR disse hoje à tarde que vai alargar as buscas para encontrar uma criança de dois anos e meio que está desaparecida desde quarta-feira em Proença-a-Velha, no concelho de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco.
Os diretores escolares alertam o Ministério da Educação para a urgência de enviar orientações sobre a devolução dos manuais escolares, uma vez que o processo é moroso e, com as aulas a chegar ao fim, há “muitos pais confusos".
O número de operacionais que está ser utilizado nas buscas a uma criança de dois anos, que está desaparecida em Idanha-a-Nova desde quarta-feira, deverá ser reforçado ao longo do dia, disse hoje o capitão Jorge Massano, da GNR de Castelo Branco.
As buscas para encontrar o menino com menos de três anos que se mantém desaparecido desde quarta-feira em Proença-a-Velha, Castelo Branco, foram reforçadas e mobilizavam às 07:30 cerca de três dezenas de efetivos, 'drones' e equipas cinotécnicas.
A Federação Nacional da Educação (FNE) alertou hoje o Ministério da Educação para a necessidade de as escolas terem recursos financeiros e humanos que permitam pôr em marcha o plano de recuperação das aprendizagens.
O Conselho Nacional de Educação recomendou ao Governo que estude a hipótese de os alunos escolherem apenas no 11.º ano a via que querem seguir e que, nas zonas sem oferta educativa, possam ter algumas disciplinas à distância.