Foi no passado dia 1 de março que Ruy de Carvalho completou 90 anos de vida e 75 de carreira. Nesse dia especial, e depois de ter sido condecorado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa,foi ainda o convidado surpresa de uma gala de homenagem apresentada por Tânia Ribas de Oliveira e Júlio Isidro, com a participação de vários artistas, como FF, Toy, Rui Veloso e João de Carvalho. Inicialmente, este tributo tinha a respetiva transmissão planeada para 19 de março, na RTP1.No entanto, a data teve de ser adiada.

De acordo com uma nota da RTP enviada às redações, a homenagem ao ator foi substituída por causa de “compromissos de programação que entretanto surgiram”, dado que o canal irá transmitir a campanha da Seleção Portuguesa no Campeonato do Mundo de Futebol de Praia. Esta decisão foi “comunicada à família do ator na passada semana”.

A estação de televisão pública explicou ainda que escolheu o dia 11 de junho para reposicionarna grelha a homenagem ao atar, data que não é alheia“ao simbolismo das Comemorações do Dia de Portugal durante esse fim de semana” e também “à celebração dos 25 anos da RTP Internacional”.

A Gala será transmitida em simultâneo na RTP1 e para a Europa, América e Ásia.

Esta gala de tributo ao ator Ruy de Carvalho resulta de um acordo entre a RTP e a família do artista “firmado em 2016”, de acordo com o qual o canal “acordou fornecer os meios técnicos e apoio cenográfico”.

Em conversa com o Fama ao Minuto, Ruy de Carvalho explicou que não está triste nem incomodado com a situação.

Está tudo ótimo. Foi adiada para um dia bonito, portanto, não há problema nenhum”, rematou.

Para ver algumas fotografias da gala de homenagem ao atorRuyde Carvalho, clique aqui.