Nas férias, estamos mais expostos ao sol, ao mar, à areia e ao cloro das piscinas. Estas atividades podem fazer com que tenha de ter cuidados redobrados com o corpo e a saúde, que podem ter um impacto direto na sua carteira.

Neste artigo damos-lhe a conhecer quatro cuidados que deve ter na praia e dicas de poupança para ter umas férias divertidas e dentro do orçamento.

1. Proteção Solar

De acordo com especialistas, o protetor solar deve ser utilizado durante todo o ano, uma vez que a exposição solar excessiva é o principal fator de envelhecimento da pele. Contudo, este produto é maioritariamente utilizado no verão e durante o período de férias, em que as idas à praia se intensificam.

Este produto deve ser utilizado tanto por adultos como crianças. Já o fator de proteção deve ser adequado ao tipo e cor de pele, pelo que aconselhamos a um fator mínimo elevado de 30 no corpo e 50 no rosto. No caso das crianças, o protetor deve ter o fator mais elevado possível, devido à pele ser menos resistente.

Mesmo para os adultos, colocar apenas uma vez protetor solar por dia não chega. Deve colocar meia hora antes da exposição solar e repetir de hora a hora ou cada vez que sai da água. Deve cobrir todas as zonas do corpo, não esquecendo pés, costas da mão, rosto e lábios.

Dica de poupança: Para que possa ser utilizado por mais pessoas, compre um protetor solar com tamanho familiar e fator 30. Assim, toda a família estará protegida. Compare os preços em superfícies comerciais e farmácias.

2. Roupa confortável

O vestuário é também um aliado na proteção solar. Contudo, com o calor, é importante saber que tipo de roupa deve levar: opte por peças leves, confortáveis e de cores claras, sob pena de sentir-se ainda mais quente ao utilizar t-shirts escuras.

Em conjunto com o protetor, utilize roupa que se mantenha seca, para não ferir a pele. Para as crianças, a regra deve ser a mesma, utilizando t-shirts de algodão brancas. Lembre-se também que, tanto adultos com crianças, devem proteger a cabeça com um chapéu de abas largas, para ter o máximo de sombra possível, e usar óculos de sol para proteger os olhos.

Dica de poupança: Leve mais do que uma muda de roupa para combater o calor. Para poupar dinheiro na compra de vestuário próprio para a praia, reutilize roupas menos usadas no dia a dia.

3. Alimentação e hidratação

As temperaturas mais elevadas fazem com que se sue mais e, por isso, é preciso ingerir mais líquidos para estar hidratado todos os dias.

Também o tempo convida a alimentos mais frescos, por isso pode privilegiar a ingestão de frutas, legumes, saladas e muita água. Para a praia ou piscina, deve ter uma boa geleira para a boa conservação e transporte dos alimentos, de forma a que mantenham a sua frescura o máximo de tempo possível.

Dica de poupança: Para umas férias low-cost, leve de casa a marmita para a praia, pois pode comer de forma mais saudável e gastar menos dinheiro.

4. Escolha da praia

Quando se fala de verão e praia, há que falar de segurança. Escolher uma praia de bandeira azul e vigiada é importante para que tenha dias de qualidade. A existência da bandeira vermelha, amarela ou verde também sinaliza se é boa ideia ir para o mar, que pode estar com remoinhos ou correntes perigosas.

Em Portugal, existem também zonas balneares em risco de derrocada, pelo que deve respeitar a sinalização e afastar-se desses mesmos locais. Na altura dos banhos, lembre-se dos períodos de intervalo entre refeições, para evitar choques térmicos e paragens de digestão.

Estas regras devem também ser passadas às crianças, para que estejam na areia ou no mar em segurança e com o apoio de nadadores salvadores e outros profissionais em casos de crise.

Dica de poupança: Se tiver indeciso entre duas praias, veja qual é o custo da viagem e se o estacionamento é pago. Se for só por algumas horas, veja se compensa a viagem ou se mais vale apanhar sol noutro local.

Este verão, vá à praia e cuide do seu corpo e da sua saúde com segurança, evitando mais despesas na carteira.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.