A Assembleia da República chumbou esta sexta-feira a proposta de referendo à despenalização da morte assistida com votos contra do PS, BE, PCP, PEV, PAN, de nove deputados do PSD e de duas deputadas não inscritas (Cristina Rodrigues e Joacine Katar Moreira). Iniciativa Liberal, PSD e CDS-PP votaram
Cerca de três dezenas de manifestantes juntaram-se esta manhã junto à Assembleia da República para contestar a obrigatoriedade das máscaras, apelando ao cumprimento da Constituição e salientando que "não existem evidências científicas” que justifiquem a medida.
Dos 308 municípios portugueses, 34 registaram um número de novos casos confirmados de covid-19 por 10 mil habitantes acima da média nacional, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) hoje divulgados.
O presidente do Governo espanhol afirmou hoje que o número real de infetados com o novo coronavírus em Espanha é de três milhões de pessoas, embora o registo oficial o coloque em um milhão.
O ministro da Saúde checo foi hoje criticado após ter sido apanhado por um fotógrafo a sair de um restaurante que deveria estar encerrado devido às restrições impostas pelo Governo para combater a pandemia do novo coronavírus.
O número de utentes do Lar dos Ferroviários, no Entroncamento (Santarém), infetados com o novo coronavírus baixou para 10, havendo dois casos que, nos resultados dos testes conhecidos na quinta-feira, se revelaram inconclusivos.
O BE vai hoje apresentar propostas de alteração ao projeto do PSD que pretende impor o uso obrigatório de máscaras na rua, como a sua distribuição gratuita, num debate em que o PCP manifestou dúvidas sobre critérios e fiscalização.
O Centro de Saúde de Borba (distrito de Évora) está encerrado desde quinta-feira, depois de se confirmar que um profissional da unidade está infetado com o novo coronavírus que provoca a covid-19, disse hoje fonte da ARS do Alentejo.
O presidente da Câmara de Lousada defendeu hoje que as medidas para combater o crescendo de infeções pelo novo coronavírus no concelho devem evoluir para maior restrição à convivência social e alívio da pressão sobre o tecido económico.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) instaurou na quinta-feira 23 autos de contraordenação por incumprimento das medidas relativas ao combate à covid-19 numa operação de fiscalização de estabelecimentos de bebidas em Sines, no distrito de Setúbal, foi hoje divulgado.
O governo açoriano decidiu prorrogar até às 24:00 de 06 de novembro a situação de calamidade pública em Santa Maria, São Miguel, Terceira, Pico e Faial (com ligação aérea ao exterior), mantendo as restantes quatro ilhas em alerta.
Mais 197 mortes devido à covid-19 foram registadas nas últimas 24 horas em África, onde o número de casos é agora de 1.685.589 (mais 10.997), segundo dados oficiais.
As autoridades belgas reforçaram hoje as medidas de combate à pandemia de covid-19, reduzindo a presença de estudantes nas universidades e fechando ao público as competições desportivas, com o país em nível de alerta 4.
A Rússia registou 17.340 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, um novo recorde de infeções diárias desde o início da pandemia, informaram hoje as autoridades de saúde do país.
A GNR abriu um inquérito para averiguar as circunstâncias em que ocorreram dois almoços festivos com militares do Comando Territorial do Porto, que terão originado um surto que já infetou mais de 30 elementos.
Dois outros altos responsáveis palestinianos foram diagnosticados com covid-19, depois de o secretário-geral da Organização de Libertação da Palestina (OLP), Saeb Erekat, ter sido hospitalizado em estado "crítico", disse um deles à agência France-Presse (AFP).
Dois terços dos franceses estão submetidos a um toque de recolher; a Irlanda e País de Gales estão de novo confinados, assim como uma região alpina alemã. Recordes de contágio mostram que a situação é "grave" na Europa, o novo epicentro da pandemia.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou uma colaboração com a Wikipedia, uma enciclopédia 'online' de livre acesso e participação comunitária, para difusão de informação fidedigna e atualizada sobre a covid-19, contra uma "pandemia de desinformação".
O senador brasileiro Arolde de Oliveira, de 83 anos, que frequentemente se posicionava contra as medidas de isolamento social para travar a pandemia, morreu na noite de quarta-feira vítima de covid-19.
O Hospital da Prelada, no Porto, garantiu que o surto de covid-19 detetado na última semana e que envolvia 11 colaboradores e cinco doentes está "contido", mantendo-se a "normal operação" nesta unidade hospitalar.
Quase mil cancros da mama, do colo do útero e colorretal não foram diagnosticados nos últimos oito meses devido à covid-19, estima a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), que apontas "falhas na operacionalização" dos cuidados de saúde.
A agência norte-americana do medicamento (FDA, em inglês) concedeu hoje a autorização plena para a utilização do medicamento antiviral remdesivir para pacientes hospitalizados com covid-19.
O Brasil registou 24.858 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, ultrapassando os 5,3 milhões de infetados (5.323.630) desde o início da pandemia, informou o executivo brasileiro na quinta-feira.
As escolas pertencentes aos agrupamentos dos concelhos de Borba e de Vila Viçosa, no distrito de Évora, encerram a partir de hoje, até uma nova avaliação, devido à pandemia de covid-19, foi hoje divulgado.