Três mil consultas e tratamentos foram realizados na fase experimental por uma unidade móvel de saúde que, a partir desta quinta-feira, vai servir três freguesias do concelho de Oliveira do Hospital, anunciou o presidente da Câmara.
O presidente do Governo dos Açores garantiu esta quinta-feira que a abertura do novo centro de saúde de Ponta Delgada, uma obra de 16,5 milhões de euros, não implicará o encerramento de postos nas freguesias do concelho.
O hospital da Guarda foi esta quinta-feira incluído no programa Via Verde AVC e celebrou dois protocolos com o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) para colaboração nas áreas da pediatria e da ortopedia.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) anunciou esta quinta-feira estar a “desenvolver todos os esforços” para criar uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) no Hospital Amadora-Sintra, depois da morte do ator José Boavida com uma paragem Cardio-Respiratória.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai determinar na próxima semana se o surto do vírus Zika constitui uma emergência sanitária de alcance internacional, anunciou esta quinta-feira a diretora-geral da instituição, Margaret Chan.
A associação portuguesa "Bate Bate Coração" pretende implementar em Angola um projeto de educação à população e formação de profissionais de saúde para as arritmias cardíacas, envolvendo ainda um rastreio à patologia.
O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, diz ter encontrado um saldo negativo de 260 milhões de euros no Serviço Nacional de Saúde (SNS), relativo a 2015, quando o anterior Governo tinha falado em apenas 30 milhões.
Obras de artistas com autismo e profissionais que trabalham nessa área clínica cruzam-se até sábado em S. João da Madeira, onde a Oliva Creative Factory acolhe uma formação internacional sobre o método de diagnóstico conhecido como "Entrevista Semiestruturada".
A Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, vai avançar no próximo ano letivo com uma pós-graduação em telessaúde, disse esta quinta-feira o responsável pelo novo curso, Miguel Castelo Branco.
O Parlamento de Paris autorizou esta terça-feira a sedação de doentes terminais, o primeiro passo em França em direção às reivindicações de doentes terminais e famílias, evitando reabrir o debate sobre a eutanásia.
O ministro da Saúde garantiu que os portugueses podem estar tranquilos com a situação do vírus Zika, transmitido por picadas de mosquitos infetados, uma vez que a situação está controlada e o risco é confinado.
O ministro da Saúde admitiu que a reposição das 35 horas de trabalho semanais na função pública pode levar a um aumento de custos no setor e à necessidade de recrutar profissionais.
A Comissão de Utentes da Saúde da Baixa da Banheira, na Moita, exigiu esta quarta-feira a construção do novo centro de saúde e a colocação de mais médicos, referindo que as condições atuais "estão longe" de responder às necessidades.
A reposição das 35 horas de trabalho semanais implicará nos trabalhadores da área da saúde uma readaptação dos três turnos já existentes, mas deve ser acompanhada de recrutamento de pessoal, segundo a Federação dos Sindicatos em Funções Públicas.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) alertou esta quarta-feira para a falta de profissionais no hospital de Vila Franca de Xira, referindo que podem estar comprometidos os cuidados de saúde, numa altura de surto de gripe.
Um alerta sobre o Zika foi divulgado no portal das comunidades portuguesas com o objetivo de avisar os viajantes sobre a epidemia provocada por esse vírus em algumas zonas do mundo.
A questão motivou um estudo que está a ser realizado por Gabriel Mateus, coordenador do Projeto Safira, no âmbito do Mestrado em Nutrição Clínica do Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz.
A secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, considerou hoje que a área da deficiência foi o "parente pobre" das políticas sociais nos últimos quatro anos, o que está a obrigar a um "reordenamento".
O grupo parlamentar do CDS-PP questionou o Governo sobre a remoção dos materiais com amianto da sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, segundo um documento a que a Lusa teve acesso.
A bolsa Proof of Concept, no valor de 150 mil euros, da European Research Council distinguiu investigações nacionais na área das perturbações musculares, controlo do cérebro sobre as máquinas e resistência celular no tratamento de doenças.
Jovens com deficiência mental vão subir ao palco do Teatro Maria Matos, em Lisboa, na segunda-feira, para apresentar um espetáculo de dança criado por Ana Kohler e no final receberão certificados do Conselho Internacional de Dança da UNESCO.
O Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB), Covilhã, passou a disponibilizar “online” os tempos médios de espera no serviço de Urgência, anunciou aquela unidade de saúde.
Portugal registou cinco casos de vírus Zika, transmitido por picada de mosquitos infetados e associado a complicações neurológicas e malformações em fetos, todos eles importados do Brasil, segundo fonte do instituto que realiza as análises.