O Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), com 51 grupos de investigação, 126 projetos em curso ou a iniciar e um orçamento anual de 20 milhões de euros, é inaugurado na quinta-feira.
O risco de propagação do vírus Zika na Europa subiu de baixo para moderado no final da primavera e no verão, sendo mais intenso em regiões periféricas como a Madeira ou a costa do Mar Negro, anunciou a OMS.
O secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, assegurou hoje que o país vai contar até setembro com mais médicos de família, reconhecendo que a sua falta é um “problema” no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O Centro Multidisciplinar de Tratamento de Obesidade (CMTO) do Hospital Lusíadas Lisboa vai promover, no dia 23 de maio, às 20h, no auditório do novo edifício do hospital, uma reunião de formação avançada, dirigida a profissionais de saúde, para dar a conhecer o CMTO, a forma como são avaliados e tr
China e Índia enfrentam vasto problema de saúde mental. Mais de um terço da população chinesa e indiana sofre de problemas mentais, mas apenas uma pequena fração recebe tratamento médico adequado, indicam estudos divulgados pela revista britânica The Lancet.
Nutricionistas e pediatras do Hospital São João, do Porto, pretendem reavaliar o estudo nutricional de crianças de São Tomé e Príncipe em idade escolar, com o objetivo de evitar a desnutrição e as doenças associadas a esta patologia.
Um ensaio clínico levado a cabo no Reino Unido demonstrou que os cogumelos alucinogénicos, conhecidos como cogumelos mágicos, aliviam a depressão profunda e podem inibi-la completamente durante pelo menos três meses.
As autoridades sanitárias de Luanda iniciam esta quarta-feira uma "ampla campanha de fumigação" para reforçar o combate aos vetores transmissores de febre-amarela e da malária, epidemias que estão a assolar a capital angolana.
Um estudo publicado na terça-feira assevera que o cultivo de organismos geneticamente modificados não representa mais riscos para a saúde nem para o meio ambiente do que a agricultura convencional, mas alerta que a resistência desenvolvida por pragas e ervas daninhas em função dos transgénicos pode
A próxima fase de vacinação contra a febre-amarela, doença que já causou a morte de quase 300 pessoas entre 2.270 casos conhecidos desde dezembro, vai abranger as províncias fronteiriças, para evitar a propagação internacional.
As autoridades de Saúde apreendem em média 50 caixas de medicamentos ilegais, na maioria analgésicos, anti-inflamatórios e psicofármacos todos os dias. Infarmed alerta que fármacos contrafeitos apresentam perigos para a saúde que podem conduzir à morte.
O INFARMED, Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, anunciou hoje que está a reavaliar as comparticipações de 115 medicamentos, que ou ajustam os preços ou podem perder o atual apoio estatal.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) reúne na quinta-feira de emergência para avaliar o grau de gravidade da epidemia de febre-amarela, que no caso de Angola já provocou cerca de 300 mortos.
Quase todas as regiões do país apresentam esta quarta-feira risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na sua página da Internet.
A Ordem dos Médicos lançou o primeiro grande inquérito nacional sobre o nível de stress psicológico dos clínicos portugueses. A investigação está a ser conduzida pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e o inquérito decorre até 31 de julho.
Uma petição subscrita por mais de cinco mil pessoas vai ser entregue na Assembleia da República a pedir ao Governo a construção de um novo hospital para o Centro Hospitalar do Oeste, informou esta terça-feira o promotor da iniciativa.
O primeiro-ministro está "surpreendido pela polémica" em torno da aplicação das 35 horas de trabalho, afirmando que "não haverá aplicação faseada" e sim uma entrada em vigor a 1 de julho para todos os trabalhadores com funções públicas, mesmo para os enfermeiros, a situação mais problemática.
O Movimento Ibérico Anti-Nuclear (MIA) alertou esta terça-feira o Governo para a necessidade de se disponibilizar pastilhas de iodo à população que está a 100 quilómetros da central nuclear espanhola de Almaraz.
Portugal deverá manter a posição de abstenção quanto à análise da Comissão Europeia sobre o uso de glifosato, um produto para eliminar ervas daninhas, informou o ministro da Agricultura, em Bruxelas.
A Comissão Europeia sublinhou esta terça-feira, na véspera de tomar uma decisão sobre a utilização do herbicida glifosato, que cabe aos Estados-membros decidir eventuais restrições a “produtos finais” que contenham esta substância ativa.
A cidade de Viana do Castelo vai acolher entre 27 e 29 de maio o XXII Congresso Nacional de Medicina Interna (CNMI) e o V Congresso Ibérico de Medicina Interna (CIMI), um evento que irá juntar na capital do Alto-Minho cerca de 1500 médicos portugueses e espanhóis especialistas e internos de Medicina
O Conselho de Ilha do Pico, nos Açores, quer mais consultas médicas de especialidade, de acordo com um memorando enviado ao Governo Regional que inicia na quarta-feira uma visita estatutária àquela ilha.
Mais de 800 voluntários da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) vão estar este ano envolvidos na campanha de proteção solar para a época balnear, que pretende chegar a 30.000 pessoas e que é hoje anunciada pela instituição.