Portugal é um dos quatro países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) com maior prevalência de casos de demência entre a população, um problema que vai duplicar em 2050, segundo um relatório divulgado esta quinta-feira.
Portugal é um dos países da OCDE com maior percentagem de doentes em cuidados continuados que contraíram pelo menos uma infeção associada aos cuidados de saúde, segundo um relatório hoje divulgado.
Os gastos diretos das famílias em saúde cresceram em Portugal entre 2009 e 2017 e já representavam 28% das despesas nacionais em saúde, além de ter aumentado o número de portugueses com seguros privados de saúde.
Os médicos portugueses foram dos poucos entre os países da OCDE que tiveram uma redução da sua remuneração entre 2010 e 2017, enquanto os enfermeiros em Portugal são dos que menos recebem.
Os portugueses reduziram em cerca de dois litros o consumo de álcool ‘per capita’ entre 2007 e 2017, bebendo em média 10,7 litros por ano, o que coloca Portugal no 11.º lugar dos países da OCDE com maior consumo.
Portugal é um dos quatro países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) com maior prevalência de casos de demência entre a população, um problema que vai duplicar em 2050, segundo um relatório hoje divulgado.
Idosos do Alentejo e da Estremadura espanhola vão poder comunicar com um "assistente pessoal", através de um pequeno dispositivo tecnológico, para os recordar sobre a medicação a tomar e consultas agendadas, devido a um projeto transfronteiriço.
Os investigadores do Instituto Superior do Porto (ISEP) que lideram o projeto 'REWATER' concluíram que as Estações de Tratamento de Água Residuais (ETAR) "não estão preparadas para remover poluentes emergentes como os fármacos", revelou hoje a responsável.
Ana Rita Cavaco foi reeleita bastonária da Ordem dos Enfermeiros, com 68,3% dos votos, e considerou que os enfermeiros mostraram que "são eles que mandam na sua casa", anunciou o órgão em comunicado.
Uma mulher colombiana pode ter escapado de um quadro de demência por volta dos 40 anos, graças a mutação genética que a manteve livre da doença durante, pelo menos, três décadas.
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) condenou hoje a decisão do Ministério da Saúde e dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) de acabarem com as receitas médicas em papel.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou uma operação de fiscalização a nível nacional, dirigida aos estabelecimentos de retalho que comercializam e fabricam gelados.
O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, inspirado numa iniciativa do seu capelão, desafia os seus profissionais para uma “Caça às Beatas” a 17 de novembro, Dia Mundial do Não Fumador, para “correr com elas do hospital”.
O INEM publicou esta quarta-feira, na rede social Instagram, uma imagem do recém-nascido que foi retirado de um caixote do lixo, na Avenida Infante D. Henrique, em Lisboa.
O Hospital de Valpaços, propriedade da Santa Casa da Misericórdia local, quer dirigir-se para o setor social e ser complementar ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nas especialidades com respostas mais demoradas na região, disse hoje o provedor.
O stress traumático de guerra afeta centenas ou milhares de militares portugueses, 45 anos depois da guerra colonial, não se sabe bem ao certo, e ainda hoje emocionou os participantes de um colóquio, em Lisboa.
Mais de 70.500 enfermeiros são chamados hoje a votar para escolher os representantes da sua ordem profissional, havendo quatro listas candidatas, mas apenas duas com elementos candidatos a bastonários.
A Ordem dos Médicos decidiu criar a figura do Provedor do Doente e incluir um magistrado no Conselho Superior, órgão que tem tutela parcial dos conselhos disciplinares, que avaliam processos e queixas sobre médicos.
O Hospital de Santo Espírito da Terceira e a Unidade de Saúde daquela ilha dos Açores estabeleceram hoje um protocolo que "reforça a cooperação" e "o funcionamento em rede" entre as equipas que prestam cuidados paliativos.
Aviões não-tripulados e controlados remotamente estão a ser testados, pela primeira vez, para combater a malaria na ilha de Zanzibar, na costa da Tanzânia, uma luta se tem estendido nos últimos dez anos, revelaram fontes oficiais.
Cerca de 1,7 milhões de casas serão abrangidas por uma campanha de pulverização domiciliária contra o mosquito da malária, que arranca hoje em Moçambique, anunciou a ministra da Saúde, Nazira Abdula.
Especialistas de vários países defenderam hoje a generalização da vacina contra a gripe, argumentando que reduziria os custos do absentismo escolar e laboral, da hospitalização e do consumo de antibióticos.